terça-feira, 26 de março de 2024

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais de vinte anos. Enjoei dos quilos, prefiro pagar um pouco mais por uma comida mais saudável e que permita ser apreciada com mais tempo. O tempo é um aliado do paladar (Leon Eliachar: "a pressa é inimiga da refeição"). Além disso, aproveito para responder e-mails de trabalho, que cada dia mais se avolumam. 

Aqui onde eu habito na Rio Branco com Vargas, não chega nem perto das opções que tenho em São Paulo. São Paulo tem mil variações possíveis, dos mais avriados sabores e preços, a começar pela Quinta do Marquês, onde se come um pastel de nata muito parecido com o que se come em Lisboa. Há restaurantes em todo canto para todo gosto em SP.

Para os meus amados dois ou tres leitores, faço uma seleção dos restaurantes que sobraram, por ordem de grandeza. Evidente, é uma avaliação muito pessoal sem qualquer pretensão culinária.

1) O Árabe (antigo Damasco) -  entre 50 e 60 reais - na Rua do Rosário, é onde almoço quase todo dia. A cozinha é a mesma de muitos anos, e agora tem um prato executivo que serve muito bem. Em geral, eu peço o Galeto com salada da casa e arroz de lentilha ou o quibe assado com salada fatuche e arroz de lentilha. 

2) Caçarolinha - entre 80 e 100 reais - escondido na  Rua do Rosário, 157, sobreloja, fica dentro de um chin ling e é tão bem escondido que poucos conseguem chegar, mas nunca se arrependem. Serve o melhor bacalhau do centro do Rio. Recomendo o Bacalhau Caçarolinha. O restaurante é uma miniatura do que foi o grande Caçarola, fechado com a pandemia. Os garçons adquiriram o espaço, o chef é o mesmo. Vale muito a experiência.

3) Escondidinho - entre 80 e 100 reais - No Beco dos Baleiros, reina o Escondidinho, que também mudou de nome e de dono e agora se chama Costela do beco. Existe desde 1.941. A costela é para os melhores paladares, talvez um pouco decadente sem o velho Seu Abílio. Reserve espaço para a sobremesa. O Mineiro de Botas é imperdível.

4) Marian - entre 40 e 50 reais - Rua do Rosário, 145. É o único quilo da minha lista. Em alguns dias vale a pena, principalmente nos dias que tem comida árabe (acho que às quintas) . Fuja do churrasco (em geral, esturricado), evite horário pesado (12:30 a 13h), não vá mais do que uma vez por semana. Ao contrário dos outros, enjoa rápido.

5) Giuseppe - entre 120 e 150 reais - Rua Sete de setembro, 65 - A imbatível maminha no sal grosso continua fazendo a diferença. Também tem massas, peixes (recomendo o pargo fresco assado no sal grosso) e outras carnes, Vale para os dias de fartura.



Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...