sexta-feira, 12 de junho de 2009

Isso é lá com Santo Antônio

É noite, faz frio e chove em Miracema. Abandonado por Laura e Luisa, deixo-me enrolar nas cobertas com Chicó e assisto toda a programação do Cartoon. Há coisa melhor para fazer, ou pelo menos deveria nesse dia de namorados, mas prefiro a menos trabalhosa de todas. A essa hora, as noivas de Jaime Ovale devem estar todas com seus maridos ou namorados. Deixo o controle com Chicó e pego dum livro ou do jornal de ontem e de hoje.
......................................................
"Passo por muitas evoluções e discordo inclusive de um livro que eu possa ter publicado um ano antes, porque sou uma pessoa que discorda de si mesma, e que, com frequência, está colocando em dúvida o que diz".
.......................................................
Lindo, não? Isso foi tirado de uma entrevista de Enrique Vila-Matas no Globo de ontem. O autor está lançando Suicidios Exemplares no Brasil. Confesso que Baterbly e companhia é um dos livros que larguei de mão nos últimos anos, prometendo retomá-lo mais na frente, mas acabou não acontecendo. Acho que, depois dessa entrevista, está mais do que na hora.
.......................................................
Há pouco mais de uma ano, escrevi nesse blog ao meu irmão sobre os contratempos da cirurgia bariátrica que ele estava pretendendo fazer. Você pode ler aqui. O que escrevi ali foi muito mais um ato de afeto e consideração do que propriamente um alerta. Meu irmão foi muito corajoso e acabou por decidir operar. Hoje ele conseguiu emagrecer muitos quilos, seu açúcar está tinindo de bom, a pressão arterial de menino, mas perdeu o brilho dos gordos felizes. Hoje veio aqui cabisbaixo e muito deprimido. Logo ele que parecia não ter herdado essa bauda familiar. Meu irmão tem um coração tambor do Mundo, de estar sempre alerta a quem precisa e oferecer do que não tem quando é possível. Hoje mesmo trouxe ovos e banana prata de Odete Lima. Fiz o que pude para persuadi-lo a não se entregar à tristeza. Tem hora que é muito difícil viver.
...........................................................
Termino a noite e o texto com um trecho roubado do Paulo Roberto Pires que aloquei na série "Porque é que eu não pensei nisso antes?" :

"Biblioteca é autobiografia. Acumular livros, estou convencido, tem menos a ver com organizar conhecimento e cultura do que com narrar, em palavras e imagens alheias, sua própria história. Cada livro, pense bem, só faz sentido por faz sentido para você. Daí que a boa biblioteca pessoal é, necessariamente, idiossincrática e “incompleta” (pois não atende a regras sobre ter, obrigatoriamente, este ou aquele título, contemplar determinado período, país ou estilo). Há quatro anos tento organizar a minha. Agora pareço estar perto de meu objetivo. E este desenho de vida parece também mais nítido, sobretudo quando descubro, soterrado em pilhas desorganizadas, épocas inteiras, marcadas pelos autores que insistiram em manter-se juntos."

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...