sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Dom Casmurro sem Capitu

O inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal. A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti. Ser-se pessoa implica a tua mãe, as nossas pessoas, um desconhecido ou a sua expectativa. Sem ninguém no presente nem no futuro, o indivíduo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e perece como um atributo indiferenciado do planeta. Perece como uma coisa qualquer.

Valter Hugo Mãe, A desumanização

Tenho um tio que se acha o rei da imunidade. Desfila pelas ruas de Miracema sem máscara, conversa normalmente com as pessoas. 

Encontrei-o no mercado ontem, numa das pouquíssimas vezes que precisei sair de casa. Tentei manter uma distância mínima, mas ele pareceu nem ligar. Não me ocorreu chamar sua atenção, inclusive do desrespeito ao próximo, mas acho que pouco valeria. Mesmo assim chamaria, se já não estivesse com quatro ou cinco outras coisas na cabeça, tipo lista de compras, reunião a caminho, e-mail sem resposta, mensagem não lida. Têm sido assim os meus dias.

Além de me ocupar de muito trabalho estou cada vez mais casmurro, mais confinado, tenho medo até de tirar o carro da garagem e visitar um amigo que anda mais isolado que eu. 

Outrora trabalhava ouvindo música. Era fantástico. Hoje não consigo mais. As coisas vão se duplicando e não há espaço. Tento fazer intervalos de 15 minutos e aí pego um livro, o violão, ou ligo o Itreco a todo volume, que deve estressar a vizinha. 

Acho que meus resultados estão comprometidos com a multiplicidade das coisas. 

Sinto muita falta de conversar com Ronaldo no Damasco. Nossas conversas inúteis na hora do almoço eram sempre muito importantes. Amigo é aquele que você gosta de conversar, e Ronaldo é uma ótima conversa. Imagino Ronaldo ilhado no Leblon, ensimesmado como eu.

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...