sexta-feira, 24 de outubro de 2008

As cem canções da Bravo 6

Tem alguns acertos na lista da Bravo que merecem destaque.
A inclusão de Detalhes (31) e As Curvas da Estrada de Santos (32), de Roberto e Erasmo é tiro certo. São de longe as duas grandes composições da dupla.
A lista acertou ao elencar canções de compositores que normalmente são esquecidos.
O primeiro acerto é Elomar. Lá da casa dos carneiros, o violeiro tem nos mandado suas canções de amigo de rara beleza. Pena que ultimamente tem se dedicado apenas às óperas.A Bravo escolheu a medieval Cantiga de Amigo. Pra mim, Incelença pro amor retirante (33) e Seresta Sertaneja (34). Eu ainda tenho muito que falar do Elomar nesse blog.
Outro é Itamar Assumpção. Pra mim, o grande compositor brasileiro dos anos 80 e 90. Foi como veio: nunca foi lembrado pela mídia, a não ser por Zélia Duncan, que gravou alguns de seus clássicos. A Bravo escolheu Negro Dito. Eu de cá, escolho Milágrimas (com Alice Ruiz) (35),Vida de artista (36) e Leonor (37).
Tavinho Moura também foi bem lembrado com a indiscutível Cruzada (38).
Arrigo e Clara Crocodilo, não sei se levaria pra minha ilha não. Prefiro Suspeito (39)
E finalmente, um outro crasso esquecimento: Wilson Batista. Minha preferida é Sou de Niterói (40).

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...