sábado, 28 de fevereiro de 2009

Amigos


Com o tempo, vão ficando cada vez mais raros os amigos. Acho mesmo que vai se refinando o conceito da palavra. Camila já escreveu sobre o assunto em seu blog. Guimarães Rosa dizia que "amigo não é o ajuste de um dar serviço ao outro e sairem pelo Mundo barganhando ajuda. Amigo é aquele que você gosta de conversar, de igual pra igual, desarmado...".
..........................................................................................
Tenho bons amigos no trabalho e procuro levar a ferro e fogo os conceitos de Guimarães: com todos eles, eu gosto de conversar e nunca admiti barganhas. São parceiros do dia a dia e estamos sempre procurando dividir as angústias e as dificuldades da nossa relação profissional. E usamos a hora do almoço para trabalhar, seja conversando sobre assuntos do trabalho ou do último filme que vimos. O almoço é a hora de falar de qualquer coisa e parece ser ali que crescemos para o Mundo.
..........................................................................................
Tive a sorte grande de reencontrar uma amiga depois de muitos anos e poder trabalhar com ela hoje. Ao reencontrá-la, reencontrei a amiga de 30 anos atrás. Mais que isso, reencontrei a idéia que fazia dela, pois nem tão amigos éramos assim. Naquela época, eu ainda era um sujeitinho perdido na cidade grande e Renata tinha olhos de consideração e afeto que me fascinavam. Parecia que se apiedavam de mim e me acolhiam. Como nada tenha mudado no seu olhar ao longo desses anos, o resto foi só aprimoramento.
..........................................................................................
Esse grupo que foi comigo a Ajuda nada tem a haver com trabalho. Só Alexandre me acompanha desde o jardim de infância. Desses 47 anos de vida, é bem possível que ele tenha participado ativamente de 40. Devo a ele parte do que eu sou hoje. Crescemos juntos, passamos tempos dificeis juntos, e tempos de celebrar juntos, nossas filhas nasceram praticamente juntas. Alexandre está muito próximo do conceito de irmão.
...........................................................................................
E por uma semana, esse grupo todo esteve muito próximo do conceito de família. O cuidado, a dedicação e o comprometimento que cada um teve com o outro ao longo desses dias, a preocupação em dividir as alegrias e poupar as recordações difíceis superou as minhas melhores espectativas. E ver essas meninas dando lições diárias de fraternidade e companheirismo é de dar inveja aos mais primitivos conceitos da palavra amizade.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...