terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Essas sextas assim

Essas tardes assim
Nesses dias de paz
Dentro e fora de mim
São bonitas demais.
São azuis
No vestida da garota da esquina
Transbordantes de luz
No olhar da menina
São profundas e sérias
Num começo de lua
Lambuzadas da terra
Dos meninos da rua.


Nessas tardes assim
Tem uns cheiros no ar
Rosa, cravo e jasmim
Bogari, resedá.
Tem um troço qualquer
Que não posso explicar
Tentação de mulher
Barulheira de mar
Onda d’água crescendo
Uma coisa brotando
Uma tarde morrendo
É um dia chegando

Rosa Passos/ Fernando Oliveira




Peguei a estrada, precisava de dois dias de paz depois de um fim de semana atribulado e uma semana confusa de trabalho. Fui (e voltei) de ônibus, com medo de que aquela angústia me pegasse no calor árduo da Serra do Capim.
Os ônibus, por mais confortáveis que possam ser, são sempre impessoais, e como nunca fiz política de vizinhança, raramente converso com meus vizinhos. Na ida, até que esbocei uns muchochos com uma gordinha patusca que me expremia na janela. Lembrei das mulheres gordas tomadas banhos e achei que podia pelo menos oferecer um biscoito pra moça. A volta foi silente, com um pitéuzinho do meu lado. O pitéuzinho mal rangeu os dentes durante a viagem, que só não foi tão silente porque o Ipod não parou de tocar a viagem inteira. Ao meu ouvido, revezavam-se Pepita Ruiz, Rodrigo Maranhão, Georgete Fadel, Regina Spector e o disco ao vivo de Maria Gadu. Esse último pouco acrescenta à carreira da cantora e, convenhamos que insistir em cantar Shimbalaiê e Vamos pro round é de um mau gosto terrível. Nessa hora, o dedo procurava nervozamente a tecla fast forward.
Sem grandes esforços, dispensei as crianças, limitei os horários da empregada, desliguei o telefone e minha casa nem tem campainha, portanto acho que ninguém chamou lá fora. .
E a sexta mais uma vez, prometeu e não comprometeu. Dessa vez, pulamos a etapa papear e beber com os amigos e ficamos só nós, entregues, desarmados, afoitos. Foi uma noite mágica que teve até prorrogação no sábado. Um fim de semana como há muito não derretia.
Voltei leve, mas a leveza durou pouco diante desse calor insuportável do Rio.

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...