sábado, 12 de março de 2011

Carnaval na Ilha



Vi o barco aportar na Ilha Grande com a família estendida em mais uma temporada litorânea e carnavalesca, como fazemos há vinte e cinco anos. Esse é o tempo de juntar os cacos da minha família e observar como crescem, como se comportam diante da vida.

Vi a Vila do Abraão e intuí que deviam ter avisado que é só uma vila, que para se ir à praia tem que ser de barco, e que os lugares mais bonitos da Ilha são lagoas profundas, nos longes da Ilha.

Vi o barco Papyk 1 ser alugado para passar os 4 dias por nossa conta. Vi o Saco do céu, a Feiticeira, Abrãozinho, as Lagoas Verde e Azul, o Caxadaço, e outros tantos pedaços de Ilha que terei de ir ao mapa pra recordar tanto nome. Não encontrei mar mais bonito do que o da Lagoa Verde.

Vi a farra honesta de sempre transbordar-se em churrascos intermináveis no barco, histórias de rir e chorar, conversas de fim de noite no carteado e a saudável convivência de amigos e filhos que vieram aqui para conversar e se divertir.



Vi Laura dançar leve e solta na muvuca da Ilha num carnaval agitado como o meu dos dezoito e Luisa preferir a leitura solitária no quarto da pousada. Nem faço idéia da parte que me toca na linha que separa esses dois comportamentos imprevistos.

Vi Chicó se esbaldar na água e sambar desajeitado na rua e imaginei que devem ter sido assim os meus 9.

Vi uma mulher dedicada, uma dona de pousada sizuda, um sujeito idêntico ao Seu Madruga, uma loja que tinha camisa tamanho urso, o sorvete a kilo mais caro do Mundo, o cheiro azedo das ruas carnavalescas, a insônia e a constipação e pela internet, o Fluminense ganhar dois jogos do carioca.

Vi tudo isso flutuar pela Ilha Grande no indefectível carnaval dos meus anos cinquenta.

.................................................

Até bem pouco tempo atrás, nunca tinha ouvido falar em Peter Siemsen. Já Muricy Ramalho, conheço de muitos anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do que você viu, da foto e do perfil novo.

bjs

Renata

Francisco Lima disse...

Adorei te ver hoje também. Bj

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...