terça-feira, 17 de setembro de 2019

Fragmentos

"Eurico Alves, poeta baiano,
Salpicado de orvalho, leite cru e tenro cocô de cabrito.
Sinto muito, mas não posso ir a Feira de Sant'Ana.

Sou poeta da cidade. Meus pulmões viraram máquinas inumanas e aprenderam a respirar o gás carbônico das salas de cinema.
Como o pão que o diabo amassou.
Bebo leite de lata. Falo com A., que é ladrão.
Aperto a mão de B., que é assassino.
Há anos que não vejo romper o sol, que não lavo os olhos nas cores das madrugadas.

Eurico Alves, poeta baiano, Não sou mais digno de respirar o ar puro dos currais da roça."

Manuel Bandeira


É quase o mesmo de sempre: noites de insônia, um domingo perdido, a alma fragmentada. É assim quando tem evento de trabalho no fim de semana. Mesmo que seja num hotel paradisíaco. Mesmo que você esteja por um pouco do tempo com a família. Quando a família vai. Ou pelo menos, parte dela.
A maior vantagem de ir para um hotel all inclusive é quando você chega no check-out e o atendente fala Está tudo certo. Não há armadilhas como copo de água por 9 ou lata de cerveja por 20. Você simplesmente entrega o cartão e vai embora.
O maior problema é que os all inclusive relaxam muito na comida, que é farta, porém muito mal preparada. Uma lagosta linda sem sal e fria. Que saudade do Canyon Coqueirinho!
O resto é isso. Apertar a mão de B, falar com A, etc, etc, e voltar cansado.

Voltei a tempo de assistir a magra e sortuda vitória do Fluminense sobre o Corinthians. Como disse o Alan, melhor do jogo, foi um ufa. Nem eu nem Chicote acreditávamos que o jogo havia terminado.
....................................................
E hoje cheguei aqui ouvindo as canções catalãs de Joan Manoel Serrat. Trabalho tentando fluir depois de noites de cansaço. O Itreco ligado, sinal de paz.
......................................................
Meu pai certamente viajou muito mais com os filhos do que eu tenho viajado. Eram viagens mais modestas, mas nunca deixamos de ir.
Íamos, eventualmente a São Lourenço. Tínhamos por lá, uma tia avó. E primos jovens como nós. O gosto da água nunca foi embora. Meu pai guardava no porta luvas, um pequeno copo de plástico retangular. Lembrança de São Lourenço.
.........................................................
Não sei porque nos tornamos filhos tão complicados.
Nos tempos de São Lourenço  e Guarapari, não havia depressão, e só nos entristecia deixar as meninas em Miracema. 


Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...