segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Festa de Natal a um


"Espelho, amigo verdadeiro,
Tu refletes as minhas rugas,
Os meus cabelos brancos,Os meus olhos míopes e cansados.
Espelho , amigo verdadeiro,
Mestre do realismo exato e minucioso,
Obrigado, obrigado!
Mas se fosses mágico,
Penetrarias até ao fundo desse homem triste,
Descobririas o menino que sustenta esse homem,
O menino que não quer morrer,Que não morrerá senão comigo,
O menino que todos os anos na véspera de Natal
Pensa ainda em pôr os seus chinelinhos atrás da porta."
Bandeira

Começo minha retrospectiva 2007 pelo fim. Resolvi dispensar os convites (poucos) e os aborrecimentos (muitos) e passar o Natal só. Nem tão só. Antony Soprano, E.B. Farnum, Gregory House estiveram presentes em longas temporadas indefectíveis. Engatei a última temporada de Deadwood e quase chorei quando percebi que não tinha mais.
Engana-se quem acha que para um deprimido, a solidão é o retrato do desespero natalino. Até que não foi tão mal assim. Tirante a falta de rabanada no sorvete de creme, foi um dia solitário como outro qualquer. Ouvi música, li, dormi cedo.
Fico pensando em quanto me afastei das festas de natal nos últimos anos. Sou um homem comum, tive natais bons e ruins, mas nesses últimos anos tenho tido um certo ranço pela festa cristã. Muito marketing corporativo, muito maniqueismo, muita promessa e conversa fiada de políticos inescrupulosos que se aproveitam da época.
Uma coisa em especial me agradou muito. A árvore de natal decorada com carinho pela Luisa na casa da mãe. Aquele pequeno alumbramento que tive, tão singelo e delicado como Luisa foi quem fez a minha festa. Eu já sei que Luisa tem um talento especial, uma criatividade elegante para determinadas artes, mas sei de instinto, de percepção. E quando ela me surpreende transformando a percepção num resultado tão delicado e bonito, aí eu fico muito feliz. Foi assim que toda vez que eu pensava no meu natal solitário, procurava ver a árvore da Luisa. Na minha cabeça, aquela árvore era a felicidade do menino que eu fui.

4 comentários:

Camila disse...

Bonito o contraste apenas aparente entre Bandeira e você - um contraste superficial diante da árvore de Luísa. Beijos e bom domingo.

Camila disse...

Aproveite e corrija o endereço do meu blog ali nos links, por favor: é http://recordarrepetirelaborar.blogspot.com

Francisco Lima disse...

Minha única leitora sempre trazendo seus afagos. Estou em falta com esse blog. Até amanhã prometo desconversar.

Bjs

Francisco Lima disse...

Já corrigi. Repeti tanto que acabei repetindo primeiro. Agora tá certo.

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...