segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Os melhores discos que ouvi em 2007 (1)

1 - Malena Muyala - Viajera.

Pra quem achava que a essência do tango era só argentina, essa uruguaia esbanja da essência. É uma cantora forte, de voz marcante, porém de uma suavidade enternecedora.
Viajera, o disco, me ganhou de cara porque tem Discépolo, um compositor extremado real visceralista (ainda estou sob a influência de Bolaño). Suas composições são verdadeiras aulas de abismos, crateras, perdições. E Malevaje, um tango de 1930, disputa com Confesion e Cambalache (todas as três de Discépolo)o meu primeiro lugar nas paradas tangueiras.
Com tantas cantoras novas para apreciar aqui no Brasil, as que mais me tocaram foram estrangeiras, principalmente latinas. E Malena diz logo que a veio, não economiza talento ou empatia. Arranjos simples, encorpados por um acordeon bem costurado por Hugo Fatoruso, o disco só foi possível porque fui à Buenos Aires. Nunca o vi no Brasil, nem mesmo a cantora. E o Uruguai é logo ali.
O disco só peca um pouco pelas composições próprias, um tanto ingênuas, mas até aí consegue ser razoável.
Repetido diversas vezes em 2007 no meu ipod e nas minhas coletâneas indefectíveis, esse vai ficar pra minha história da música.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...