sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O velho do Museu


(1)Faz frio em Gramado.
(2) Meu novo padrão triplo A é a Maria Manoela. Está fazendo muita falta aqui.
.......................................................................
O termômetro do Hotel Serrano marcava 4 graus hoje cedo. O Hotel Serrano é um resort triplo A em todas as avaliações possíveis. Tudo perfeito.
.......................................................................
Vim a Gramado para o Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna. Eu e o meu amigo Paulo Cézar Schott.
.............................................................................
Vim a Gramado para ratificar tudo que eu aprendi com meu amigo sobre coluna. Que o tratamento conservador ainda é padrão ouro para a abordagem de uma patologia de coluna. Que as cirurgias mais tradicionais ainda são as que dão melhores resultados e, principalmente, menos complicações.
..............................................................................
Vim a Gramado entender que os complexos procedimentos minimamente invasivos devem ser reservados para situações excepcionais e específicas e que se deve ter todo cuidado com eles. Isso também meu amigo já me tinha ensinado.
..............................................................................
Então pra que vir, se eu já sabia de tudo? Nem era preciso que as maiores autoridades americanas, alemãs, italianas e mesmo colombianas ratificassem tudo que o Professor Schott já vem me dizendo há muito tempo sobre cirurgia de coluna.
.............................................................................
Mas valeu cada centavo da minha vinda só pra vir aqui e ver algumas das nossas sumidades cairem de quatro ante o argumento inconteste das autoridades internacionais. Argumento que vem sendo repetido em cada vírgula de um parecer nosso. Digo nosso porque devo ter a humildade e o orgulho de dividir com meu amigo, o mérito que é todo dele.
.............................................................................
A palavra "minimamente" dá ao leigo, uma impressão errada de que trata-se de uma abordagem muito simples. Negativo. É bom sempre lembrar que depois do minimamente vem o invasivo e aí o viés de complicação é único, seja por uma pequena abertura ou uma maior.
...............................................................................
A coluna ainda é um campo minado em que todo cuidado possível ainda é muito pouco.
...............................................................................
Vim a Gramado para tomar um bom vinho com meu amigo. E reencontrei, depois de muitos anos o Velho Museu, um vinho que já me rendeu ótimas histórias. E as conversas de longo aprendizado, os silêncios de mútua compreensão, a alma descansando em paz.

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...