sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A canção que chegou

Cartola faria cem anos nos dia 11. Há muitas lembranças da música de Cartola em mim, o que faz com que ele permaneça vivo aqui dentro. Comecei a gostar de Cartola estranhamente pela voz de Raimundo Fagner. Era um disco de 1976 em que Fagner misturava o sete cordas de Dino e o bandolim de Manassés, injetando uma certa nordestinidade ao samba, encontrando com maior nitidez os abismos de As Rosas Não Falam, que só depois fui conhecer na gravação original de Beth Carvalho. Era da época que Fagner fazia ótimos discos. E esse pra mim foi o melhor de todos. Chama-se Eu canto.

Logo depois vieram os discos que Cartola gravou com Marcus Pereira, ambos antológicos. E O Mundo é um Moinho, gravado em dois canais, onde é possível se separar nitidamente o sete cordas de Dino e a voz de Cartola. Furaram de tando ouvir e depois voltaram em edição pouco cuidadosa em cd, que merece atenção maior da Odeon, gravadora que adquiriu o acervo precioso da Marcus Pereira.

Esse ano pelo menos duas homenagens nos chamam a atenção para a genialidade de Cartola: os discos Choro de Cartola, produzido por Henrique Cazes e com Joel Nascimento arrebentando em Sim e Angenor, disco em que Cida Moreira gravou as canções de Cartola. Ambos com um clássico instantâneo quase inédito: A canção que chegou. Linda, tanto na voz de Cida quanto na de Moisés Marques.

Minha seleção pessoal de Cartola começa inevitavelmente com Senões, de preferência cantado por Ney Matogrosso, triste, sofrido, obrigatório. Leny Andrade fez um Corra e Olhe o Céu belíssimo. Cordas de aço deve ser ouvida com Luiz Melodia e Tive sim com D Ivone Lara. Nelson Gonçalves fez a melhor gravação de Peito Vazio. Incluiria os já citados as Rosas não falam com Fagner e O Mundo é um moinho com Cartola. Não quero mais amar a ninguém eu prefiro com Paulinho da Viola, que também faz bonito em Fiz por você o que pude. Com Cida Moreira, Feriado na Roça. Finalmente com Cartola, completariam a seleção, O Inverno do meu tempo, Disfarça e chora, Amor proibido, Autonomia, Fita meus olhos e Que sejam benvindos, além da recriação de Preciso me encontrar, de Candeia. Certamente esqueci alguma coisa, mas aí vai uma boa amostra do gênio.

Tudo isso passa por mim quando atravesso a Rio Branco ou quando estou em Miracema ou em Santiago. Ficou em mim.

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...