terça-feira, 14 de outubro de 2008

As cem canções da Bravo 5

De Tom Jobim, a Bravo escolheu Águas de Março, Chega de saudade, Samba do avião, Garota de Ipanema, Desafinado, Eu te amo, Retrato em branco e preto, Eu sei que vou te amar, Luiza e Insensatez.
De Vinicius de Morais, foram selecionadas pela Bravo, as já citadas Chega de Saudade, Garota de Ipanema e Eu sei que vou te amar, além de Valsinha, Odeon e Minha namorada.
Boa seleção para a dupla, porém acho que a lista pecou um pouco pelo exagero e pela obviedade. É claro que seria possível fazer um compêndio com 100 canções da MPB, só com o repertório do Tom, mas aí seria outra lista.
Na minha memória fóssil, as primeiras canções de Tom que me habitaram foram Eu sei que vou te amar, cantada por Maria Creusa e com Vinicius citando o Soneto de Fidelidade no meio e Águas de março com Elis. Não me lembro de ter ouvido, naquela época, o Sabiá do festival da Record, nem as canções primeiras, principalmente as de Tom com Dolores Duran.
O Retrato em branco e preto, de Tom e Chico, deveria ser atribuido também a João Gilberto, só pela gravação histórica que ele fez no Amoroso. É o clímax da parceria de Tom e Chico.

Pra minha ilha, eu levaria de Tom Jobim, Demais (21), Luiza (22), Falando de amor (23) e Chansong (24). De Vinicius, Medo de Amar (25). De Tom e Vinicius, Eu sei que vou te amar (26). De Tom e Chico, Meninos, eu vi (27) e o Zíngaro (28), com João Gilberto, naturalmente.

Você pode ouvir Demais, na versão abismo de fim de noite de Eduardo Conde e trio, apertando o play aí acima.
.........................................................................................
A lista cometeu o impropério de esquecer Djavan e Gonzaguinha. Incluiria Boa Noite (29) do primeiro e Dia de Santos e Silvas (30) do segundo.

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...