domingo, 13 de setembro de 2009

Os cinco piores discos que eu ainda adoro escutar

Quero pedir desculpas aos puristas (ou mandá-los à merda, tanto faz!), mas fui criado num ambiente pouco afeito aos clássicos. Meu pai adorava os vozeirões. Acho que aprendi a gostar de música aí. Quebrei muito 78 rotações do meu pai. Silvio Caldas, Orlando Silva, Francisco Alves, Vicente Celestino, Carlos Galhardo e outros. Ouvia-os a exaustão. Mas minha infância também foi permeada por outros "clássicos" que tavez hoje eu repugnasse, mas agora não dá mais pra expulsar da memória. Vou listar só cinco que é pra não cansar ninguém.

1) Roberto Carlos de 1974 - o que começa com Despedida e tem Quero ver você de perto, Jogo de damas e Eu quero apenas. Domingo de manhã era dia de música alta lá em casa. Eu tinha 13 anos e meu pai, uma eletrola telefunken com um toca-disco garrard e um sistema de som de altíssima fidelidade. Esse disco repetia muito. É o Roberto que mais tocou na minha vida.

2) Benito di Paula, Um novo samba, 1973 - meu irmão apareceu com esse disco lá em casa e todo Mundo gostou muito. Começava com Se não for amor e tinha a chorozíssima Vai ficar na saudade, além de Retalhos de Cetim. Lá em casa, acho que a gente acompanhou a carreira do Benito até ele parar de gravar.

3) Osvaldo Montenegro, 1980 - é o disco que tem Bandolins. Aí eu já estava com 19, mas não teve jeito. O disco pegou. Gosto de Osvaldo até hoje, que fazer?

4) Serestas, Carlos Alberto, 1977 - estava andando pela Sete de setembro, a rua do disco do Centro do Rio dos meus 16 anos pra frente e o toca discos da Toc Discos alardeava Infidelidade, de Ataulfo Alves com Carlos Alberto. Até hoje adoro aquele regional pungente e a voz chorona e canastra de Carlos Alberto.

5) The Fevers, A explosão musical dos Fevers, 1971 - esse aí foi meu Tio Tarciso que apareceu com ele na casa do meu avô. Veio nos meus dez anos e tinha Vem me ajudar e Mar de rosas. Gamei!

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...