quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cinco discos de 2009

João Bosco, Não vou pro céu, mas já não vivo no chão - deve constar em todas as listas de melhores do ano. Reestabelecida a parceria com Aldir (musicar o Navalha foi um achado e Sonho de caramujo já nasceu arrebatadora), o disco não se prende à dupla. Parcerias ótimas com o filho Francisco (adorei Desnortes), Carlos Rennó e a regravação de Ingenuidade, do repertório de Clementina. Um disco completo, com a verve de Bosco nas veias.

Nana Caymmi, Sem poupar coração. - nossa melhor intérprete continua sendo , sem exageros, nossa melhor intérprete. E daí, ouvir Senhorinha, Violão e Confissão são como acalantos para nossos ouvidos. E um tiro nos corações desavisados: onde você estiver, não se esqueça de mim.

Ná Ozzetti, Balangandãs - uma homenagem de primeira grandeza à Carmem Miranda, um time de músicos especialíssimos, comandados por Mário Manga. Indispensável em qualquer prateleira de discos que se preze.

Leonard Cohen, live in London - Cohen, que já havia abandonado a carreira, revisita seus grandes sucessos no estilo cavernoso de sempre. Ótima oportunidade pra quem conhece pouco além de Hallelujah.

Leila Pinheiro e Eduardo Gudin, Prá iluminar - mais uma ousadia da Leila não tão grande quanto gravar Guinga e Aldir, mas com o mesmo bom gosto. Deveria sair um registro em Estúdio e em DVD. Gudin não se esgota e Leila sabe disso!

..........................................................
O disco que mais ouvi esse ano não é de 2009. Trata-se de Samba de São João de Geraldo Maia. Um trabalho de pesquisa irrepreenssível, músicas lindas e pouco óbvias do repertório de João Pernambuco, Meira, Capiba e outros. Lamentavelmente, está esgotado. Mas é parada obrigatória para ouvir e ouvir e ouvir e gostar cada vez mais!
..........................................................
Se quiser saber os cinco de 2008, é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...