domingo, 17 de janeiro de 2010

S

"Indo de Jaguariúna em direção ao sul de Minas, ou rumo a Ribeirão Preto e Franca, o motorista vai topar com várias praças de pedágio. Apesar do asfalto conservado, da sinalização impecável e de todos os serviços disponíveis ao usuário, a viagem meio que empaca. Ou é decepada pela cancela que se ergue ao comando da mocinha do guichê – depois de efetuado o pagamento, é claro. Se eu fosse afeito a metáforas sofisticadas, diria que se trata de uma guilhotina que corta para o alto, no sentido contrário."
Marcelo Mirisola

Resolvemos voltar por Friburgo. Há um único benefício em passar por Friburgo: a Padaria Superpão e suas mentirinhas, seu patê de frango com aipo, suas carolinas. De resto, é mais uma hora de viagem, cinco pedágios enfileirados, vinte e três pardais e uma estrada estreitinha. Esse texto do Mirisola foi lembrado em cada pedágio. Achei genial a idéia da cancela guilhotina.
.........................................................
Um dia ainda vou compreender porque escrevo torto, minhas palavras costumam não dar liga, emendo uma coisa que não tem nada com a outra. Enquanto isso, coloquei Geraldo Maia no aleatório e fui me encantando cada vez mais. Primeiro esse Pega o peixe, depois Eternamente (com Geraldo Azevedo) e daí pra Teu retrato, e uma Infidelidade antológica para qualquer seleção do Ataulpho.
Essa canção tem uma história interessante. Eu era menino e vinha pra o Rio andar pela Rua Sete de Setembro, a Rua do Disco. Ali habitavam as melhores lojas de disco do Rio: a Moto Discos, o Discão e a Toc Discos, todas falecidas.
Quem viu Alta Fidelidade, vai se lembrar daquela cena que a loja está cheia e o personagem do John Cusack avisa aos colegas que vai botar um disco pra vender e aí coloca Dry the rain do Beta band. Pois bem, Infidelidade, na versão sofrida de Carlos Alberto, o rei do bolero, foi minha Dry the rain. É do disco que o Carlos Alberto gravou com um ótimo regional. E meu John Cusack é um sujeito que está no ramo até hoje e trabalha na Arlequim do Paço.
Andei ouvindo Calundu e Cacoré, a seleção Elomar que Marila fez pra mim e que me acordou por muito tempo em Odete Lima. A morte do Mário me deixou surdo pra essas canções, mas hoje resolvi voltar a elas. Já tinha botado algum reparo na seleção da Marila e essa Tão tarde e nem sinal, que ele canta com João Omar, é nova para o meu ouvido. Linda demais.
.......................................................
Esse final de semana em Miracema foi de Luisa (um pouco) e Chicó (um pouco mais), mas foi principalmente de S.. Passamos a noite de sexta jogando conversa fora, revimos Beleza Americana, dentre outras coisas muito boas de se fazer. Nada poderia ter sido mais interessante!

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...