quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Intervalos


Toda vez que meu Ipod começa a me desapontar e o dedo no "avançar" fica nervoso, eu saco dois discos, um de fado e outro de tango e boto pra tocar. Não tem erro. Dessa feita, vieram Kátia Guerreiro (Os fados do fado) e Nestor Vaz Tango Trio. Ótimos discos, ainda pouco explorados.
Ótima receita para contrapor aos mornos discos novos de Ivan Lins (Íntimo), Clara Sandroni (Laser) e Djavan (Ária). Não são discos ruins, mas acrescentam muito pouco à obra dos três.
Djavan gravou um disco de intérprete. Tive grandes espectativas de encontrar o Djavan das trilhas de Deus é Brasileiro e Para viver um grande amor, onde o compositor havia feito gravações emocionadas da Melodia Sentimental e Sabe você. Ou mesmo o Djavan que participou como intérprete dos songbooks de Almir Chediak. Mas Ária é apenas um disco correto. Não há um destaque, tudo parece muito linear.
Acompanho a carreira de Clara Sandroni desde sempre. Gravou discos excepcionais nos anos 80, me introduziu à música de Silvio Rodrigues e até do Rumo, acho que a primeira vez que ouvi Ladeira da Memória foi com ela. Mais tarde fez um ótimo projeto com Marcos Sacramento e o Lira Carioca de revisão da obra do Sinhô. Gravou outros discos interessantes como Clara Sandroni (relançado há pouco tempo pela Biscoito Fino) e Cassiopéia. É uma intérprete refinada que tem um bom gosto invejável e um cacoete para descobertas. Agora resolveu regravá-las num disco de voz e piano. Nada do que ouvi é melhor do que as primeiras versões.
Finalmente, Ivan lins relançou o enésimo disco revisional da sua carreira, Íntimo (com uma constelação de estrelas internacionais), além da coletânea Perfil em que inovou: ao invés de fazer uma coletânea caça-níqueis de suas melhores gravações, resolveu regravar seus sucessos. Pergunto: como se pode ouvir Somos todos iguais nesta noite que não seja na brilhante versão original?
Ainda não detonei esses discos do Ipod, mas precisei botar um fado e um tango para os intervalos. Seria bom se a vida fosse toda assim: de muitos intervalos de fados e tangos.

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...