sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quero ser Brecht

"Há fases em que os sonhos não se convertem em planos, nem as intuições em conhecimentos, nem a nostalgia nos incita a nos movimentar. Esses são maus tempos para a arte."

Bertold Brecht.


Fomos eu e Laura ontem assistir à Ópera dos Vivos no CCBB. Laura tinha me passado a incumbência de conseguir os ingressos e tive alguma dificuldade, mas acabei conseguindo. Quando chegamos ao Teatro, descobri que o tempo da peça era de 4 horas. Surtei, considerando que trabalho na sexta, tenho sono ruim, mas Laura me convenceu a ficar com argumentos de baixíssima compreensão. Tudo bem, faz parte.
Não gostei do que vi. Gosto do teatro que me emociona. Se não vier uma mínima congestão nasal durante o espetáculo, não dá pra ser feliz. E, sinceramente, dava pra fazer um compacto de hora e meia que talvez ficasse mais bonito. A peça é dividida em quatro atos, sendo que o segundo é um filme em preto e branco absolutamente desnecessário. Mescla golpe militar, povo sofrido e mercantilização do trabalho artístico de forma meio desordenada e, às vezes, sem muita ligação. Há referências nítidas à Bertold Brecht, inclusive a frase aí de cima, distribuída à platéia. A Companhia do Latão tem ótimos atores, parece bem estruturada do ponto de vista de luz e cena, mas ficou me devendo um texto melhor. E mais curto, naturalmente!
.............................................
Cheguei em casa e vi outra vez o quinto capítulo de Boardwalk, antes de dormir. Uma pintura!
.............................................
Renatinha não comenta mais, Kellen virou ativista política, estou perdendo meus 3 ou 4 leitores. Assim só tem um jeito: greve!!!

2 comentários:

Edilson disse...

parece que no texto de Brecht citado, consta no lugar de instituição, a palavra intuição (acho que faz mais sentido com o que vem depois: conhecimento). Estou procurando o texto no original; tem alguma idéia de onde encontrar. Não vi a peça, mas quem viu achou que podia ser menor, como você.

Francisco Lima disse...

Edilson,

Faz sentido e já consertei.
Essa frase foi distribuida ao público minutos antes do espetáculo e não veio acompanhada da referência.
Se conseguir achar alguma coisa, te mando.
Francisco

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...