domingo, 21 de novembro de 2010

Você está ótimo!

Antônio Zambujo e Tereza Salgueiro dão pequenas entrevistas ao Globo de hoje e falam de suas vindas ao Brasil. O jornal apresenta os novos intérpretes da canção portuguesa, fala da música da Madredeus e de Dulce Pontes, toca na internacionalização do fado, mas esquece de mencionar os grandes fadistas da atualidade. Pelo menos Ana Moura é indesculpavelmente, esquecida. Eu, que sou do fado há muitos anos, gostaria de ouvir (e ver) mais sobre Ana Moura, Camamé, Mariza e outros que respeitaram integralmente a linha melódica do fado e nem por isso deixam de ser modernos.
Zambujo começou fazendo discos clássicos de fado (O mesmo fado). Depois, por influência de outras músicas, inclusive da brasileira, lançou Outro sentido e Guia. O primeiro é muito interessante, especialmente quando Zambujo troca a guitarra portuguesa pelo baixo acústico (como em Fado louco, a canção mais bonita do disco). Já Guia me pareceu confuso e chato. Apelo, o clássico de Vinicius e Baden, deixou de ser um samba canção para ser diferente de tudo, inclusive de fado.
Já Tereza depois que saiu da Madredeus, fez um disco de bossa nova absolutamente dispensável.
São dois belos cantores, mas nem sempre o repertório encaixa. Não importa, vou continuar comprando e ouvindo.
....................................................
Ontem, em meio a uma crise aguda de dor de dente e noite não dormida, vi o excepcional Almas a venda, com Paul Giammatti se superando mais uma vez, dessa vez fazendo ele mesmo. Uma delícia de filme, que meu estado geral nem permitiu aproveitar de todo.
.....................................................
Também vi nessa semana, Juventude, o novo de Domingos de Oliveira. Lá pelas tantas, o personagem de Paulo José solta a seguinte pérola: Só existem três idades: a Juventude, a Maturidade e a Você está ótimo! É terrível chegar nessa terceira ainda com dor de dente!

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...