segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cinco acontecimentos de 2010

"Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos."
Nelson Rodrigues

Esperei o jogo de ontem pra começar a rebobinar a temporada 2010. Está chegando a hora, e mais uma vez, o que ficam são mesmo as boas recordações.

1) Um título Brasileiro para o Fluminense - depois de 26 anos, chegou a nossa vez de novo. Assisti, com meu irmão vascaíno no Maracanã, a decisão final de 1984 entre Vasco e Fluminense. Muitos anos depois e o pay per view acabou por me tirar de vez o saco de ir aos Estádios. Vi os últimos jogos sozinho, suando muito, gritando muito. Lembrei do Mário. Se Muricy sonhou com Telê, é bem provável que eu tenha sonhado com o Mário e conversado sobre o mesmo tema. Salve, Chicó!

2) Boardwalk Empire - a série foi longe o melhor programa da televisão esse ano. A idéia de juntar Scorcese e Terence Winter não poderia ter sido mais feliz. E o casal Steve Busceni e Kelly Mcdonald arrebentou. Também merece destaque nesse quesito, a ótima Breaking Bad.

3) Hair - de pai pra filha, o filme foi visto milhares de vezes. Esse ano foi a vez da peça. Numa das poucas saídas de 2010 no Rio, fomos ao teatro Casa Grande assistir. Afora as indefectíveis versões, foi tudo perfeito.

4) A caixa com a obra completa de Itamar Assumpção - pra quem se acostumou a ouvir o som metálico e perfeito do vinil Às próprias custas, faltava reproduzir em cd, a mesma qualidade. O SESC São Paulo fez isso e ainda lançou dois inéditos. Merece muitos aplausos por dar a real dimensão de um músico que foi discriminado pela mídia.

5) Ferreira Gullar na FLIP 2010 - a FLIP cometeu o erro grosseiro de não homenagear Gullar esse ano. Mas não faltou Gullar na FLIP.

OBS: os cinco acontecimentos de 2009 aqui.

Um comentário:

kellen disse...

ouvi os inéditos do itamar hoje. que maravilha.

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...