quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sugestões para Zeca Pagodinho


Tenho ouvido, com um certo atraso, o novo de Zeca Pagodinho, Vida da minha vida. Percebo que Zeca tem procurado diversificar seu repertório com canções que fogem um pouco do seu trajeto natural, seja do Cacique ou do samba tradicional carioca. É o caso de Um real de amor, o samba de Brandão e Fagner gravado no disco de Fagner com Zeca Baleiro. Foi uma ótima pedida, muito bem garimpada, mas nem tudo é luz ali.
Uma das que mais me incomodam é a regravação de Poxa, de Gilson de Souza. Não consigo imaginá-la sem perceber uma leve pretensão caça níquel. Sucesso na voz do autor em 1975, Poxa acrescenta muito pouco ao repertório do intérprete e ainda vem emaranhada de um tecladinho meio insosso.
Por outro lado, Zeca anda descobrindo Moacyr Luz. Isso é muito positivo. Moacyr tem um repertório de ótima qualidade, principalmente quando compõe com Aldir Blanc. De Moacyr e Aldir, eu arriscaria dizer que Você não parece mais você ficaria fina na voz de Zeca.
Apreciador de maxixes, Zeca precisa descobrir Pimenta de Cheiro, de Celso Viáfora. Está no antológico Basta um tambor bater, que também tem o partido Dia lindo, que parece ter sido feito para Zeca.
O samba de roda do Besouro, que encerra o cd Capoeira do Besouro de Paulo César Pinheiro também é uma ótima sugestão, assim como Manda chamar de Nuno Ramos, gravado por Rômulo Fróes.
Zeca gosta muito de cantar determinadas figuras, tais com o puxa-saco e o garanhão, presentes neste cd. Acho que ele deveria experimentar o universo de Paulo Vanzolini e gravar Trato do Homem ou Maria que ninguém queria, fáceis de cantar e que seriam sucessos rápidos na voz do intérprete.
O sambão Florindo, de Duani, gravado por Mariana Aydar, também ia ficar muito bem se Zeca resolvesse gravá-lo. E eu acho também que Cartas do Metrô, de Moysés Marques, deve ter sido feita para Zeca.
Por enquanto é isso. Um dia eu mando mais.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...