domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tirando as pedras do caminho



Tive o privilégio de assistir à premiére do DVD da Academia do Choro, em casa no sábado, com três amigos do quinteto miracemense. Melhor ainda, ouvi o trio tocar ao vivo algumas canções do DVD. Quando começam a tocar, falam por notas, transpiram música, improvisam cirandas de querer ficar ali a noite inteira ouvindo. Os choros do Moreira e os sambas do Lilito já fazem parte do repertório clássico das nossas noites miracemenses. Não fossem essas noites miracemenses de conversa e música, essa roda de amigos de alma desarmada, Miracema seria só mais uma cidade, como todas as cidades chatas desse Mundo. Elas fazem toda a diferença!!
No fim da noite, saquei do Cancioneiro Elomar (um dos meus tesouros que já foram pra Miracema), a cifra de Cantada e tentei fazer, com o violão do Moreira. Não deu muito certo, mas quem se importa? Um dia agente emplaca!
Se a qualidade sonora deixa a desejar (o DVD foi gravado num único canal), o esforço para mostrar o trabalho do grupo é compensado por uma energia que transcende à qualidade do som. São cinco músicos antenados, mostrando Pixinguinha, Chiquinha, Jacob e eles mesmos, com uma cumplicidade e sintonia pouco comuns de se ouvir hoje em dia. E o clip com a canção do Moreira (Tirando as pedras do caminho) é um achado.
A noite cai, Miracema está calma e o bandolim do Moreira sibila na Rua Samtos Dumont. Como Bandeira, eu tomo alegria!!!
................................................
06/02/11 - Fluminense 2x3 Botafogo - um jogo de futebol deve ser um espetáculo para celebrar a atuação dos jogadores. Quando um juiz chama para si mesmo os holofotes da partida, não dá pra aguentar. Foi o que aconteceu ontem. Marcou dois pênaltis inexistentes (o primeiro, cometido por Rafel Moura pode até ter acontecido, mas nenhum juiz marca aquele pênalti), distribuiu cartões sem qualquer critério (inclusive para o Botafogo), atrapalhou o quanto pode. Pelo que fez ontem, Gutemberg de Paula Souza deveria ser imediatamente banido do futebol. Apesar de tudo, o Botafogo jogou melhor a maior parte do tempo (Conca e Fred estiveram irreconhecíveis ontem) e mereceu ganhar. Não porque o juiz quisesse, mas por suas próprias pernas.

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...