quarta-feira, 25 de maio de 2011

Por una cabeza

Também gostei médio do disco novo de Tiê, A Coruja e o Coração (essas novas cantoras têm um sério cacoete para títulos ruins). A voz miada da moça soa melhor no primeiro disco, mais triste e melhor de ouvir.
....................................................
Tiê e Thaís Gulin não deram muita sorte porque entraram no Ipod junto com Maria do Céo, Duas almas do miño. Os fados galegos de Maria são irresistíveis.
....................................................
Tem me corroído a idéia de escrever sobre essa comparação. Não gosto de ficar comparando. Mas a cena do tango em Perfume de mulher e a cena do bolero em Abutres merece uma breve comparação, até para ressaltar a beleza da segunda.
Conhecia pouco do tango quando vi Perfume de mulher no início dos anos 90. Mas idolatrava Al Pacino, como quase todos da minha geração que gostavam de cinema. A cena forte, muito bem estudada, entre Pacino e Gabrilelle Anwar comoveu uma geração inteira. Em Abutres, fiquei muito tocado pela cena do bolero entre Ricardo Darin e Martina Gúsman.
As diferenças são as seguintes:
O personagem de Darin não sabe dançar bolero, portanto o ator não precisou de nenhum estudo para dar alguns passos atrapalhados, ficando ainda mais comovente a sua participação. Ponto para Abutres.
Martin Brest, o diretor de Perfume, escolheu um grupo dinamarquês pra tocar o Por una cabeza, de Gardel e Le Pera, e esse o fez de forma competente, mas Pablo Trapero foi nas fontes mais agudas do bolero mexicano e escolheu Javier Solis, Nuestro Juramento. Mais um ponto para abutres.
Pacino explorou a cegueira do personagem pra dar maior emoção à cena. Em Abutres, não há arranjos, só crueza. Nesse quesito, acho que deu empate.
De resto, acho que Perfume está mais para as boas lembranças do HD do menino que fui O Mundo virou coisa de Abutres nesses muitos últimos anos.
Essa comparação é absolutamente inútil, mas se servir para que meus três leitores que ainda não viram Abutres, corram à locadora mais próxima e aluguem o filme, já terá valido.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...