quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Minha sofrida antologia do samba canção

Um dos meus pretensos cacoetes é fazer antologias de bordo. São sempre pessoais e dificilmente servem para qualquer outro que não seja eu. Andam comigo no telefone, no Ipod, no carro, no computador de Miracema, onde quer que eu vá. Nesse fim de ano resolvi reorganizar as antologias. Já estão bem resolvidas as de boleros chulos, tangos, foxes (Lucas adora), roques e fados. Resolvi então pegar no samba, começando pelo melancólico samba canção.
O samba canção nasceu nos anos 20 e já foi chamado de samba de meio do ano, sendo que Linda Flor parece ter sido o marco inaugural do subgênero. O andamento lento, sentimental, com menos batuque é ótimo para períodos depressivos
Infelizmente esse calor infernal de janeiro, e uma estranha blefarite, que me coça o olho já meio cego, estão me impedindo de escrever mais. É possível então que esse post leve uma ou duas semanas para concluir.
Primeiro a lista, depois os comentários

1) Canção de amor, de Chocolate e Elano de Paula, com Ná Ozzetti
2) Só pode ser você, de Noel e Vadico, com Marcos Sacramento.
3) Cara limpa, de Paulo Vanzolini, coim Jussara Silveira
4) Verniz, de Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro, com Fabiana Cozza
5) Coração sem saída, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, com Nana Caymmi.
6) Molambo, de Meira e Augusto Mesquita, com Ney Matogrosso.
7) Questão encerrada, de Rubens Nogueira e Paulo César Pinheiro, com Juliana Amaral
8) Você não sabe amar, de Dorival Caymmi e Jorge Guinle, com Novelle Cousine
9) O que é que eu faço, de Dolores Duran, com Nana Caymmi.
10) Notícia, de Nelson Cavaquinho e Alcides Caminha, com Roberto Silva.
11) Cão sem dono, de Sueli Costa e Paulo César Pinheiro, com Dori Caymmi.
12) Águas passadas, de Tito Madi e Mário Teles, com Tito Madi.
13) Tristeza e solidão, de Baden e Vinicius, com Mônica Salmaso
14) Trocando em miúdos, de Chico e Francis Hime, com Chico.
15) Guardados, de Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro, com Sérgio Santos.
16) Navalha, de João Bosco e Aldir Blanc, com João Bosco.
17) Última forma, de Baden e Paulo César Pinheiro, com MPB4
18) Aonde você for, de Chico Saraiva e Fausto Silva, com Luciane Alves
19) Águas passadas, de Eduardo Gudin e Roberto Riberti, com Maria Martha
20) Desapreço, de Cláudio Jorge e Hermínio Belo, com Áurea Martins

Olhando de novo, me dei conta que essa lista parece um tributo a Paulo César Pinheiro, o que só ratifica a minha admiração pelo compositor.
Duas canções de Sérgio Santos, quase um iniciante no meio dos outros, pode parecer exagero, mas gosto tanto de Verniz e Guardados, que não poderia escolher só uma. Fabiana Cozza cantava Verniz pra mim, até a capela se não tivesse acompanhamento,quando íamos à FLIP. Guardados é doída igual Trocando em miúdos, as duas juntas colapsam.
Cão sem dono dói até quando Dori erra a letra e troca a torre do meu abandono pela terra do meu abandono.Já doía antes com Elis.
E Você não sabe amar parece mesmo ter sido feita pra voz de Carlos Fernando. 
Acho que é isso.

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...