quarta-feira, 30 de abril de 2014

Refúgio


"Ain't got no home, ain't got no shoes
Ain't got no money, ain't got no class
Ain't got no friends, ain't got no schooling
Ain't got no work, ain't got no job
Ain't got no money, no place to stay"



Na minha cidade, longe de todos os ruídos possíveis, tento recuperar o equilíbrio. Acabo de ver O lobo de Wall Street. Ensinou-me muito a vida de Jordan Belford. Ou reensinou-me. Coisas do tipo " a gente tem que saber a hora de parar." Dessa lição, por mais que aprenda, nunca soube a medida certa. Sempre passo muito da hora. Não que tenha me abismado tanto quanto Jordan, mas no fundo, é a mesma roda viva.
Vim ontem no ônibus executivo da 1001. Seis horas deitado ouvindo música boa.Não posso descrever o quanto é bom e ruim viajar de ônibus. Ao mesmo tempo que dá uma sensação de imobilizado, por vezes asfixiado, oferece também uma cardápio interminável de boas canções para os ouvidos. 
De todo jeito, só me senti inteiramente bem quando cheguei aqui. Fui andando da rodoviária até a minha casa, passei no banco, na farmácia, na padaria, falei com um e com outro, estou vivo.
E esse clima frio de final de abril, início de maio. Frio e toda a solidão do Mundo nas esquinas da minha cidade. Já foi muito ruim, hoje é um alento. Uma sensação de ter deixado tudo pra trás e de que, por um tempo mínimo, vai ser só solidão e frio.
Hoje fiquei aqui vasculhando a biblioteca, paguei contas, comprei coisas, almocei bife e polenta, deitei e vi o filme. Fiz coisas ainda mais inúteis do que esse texto.
Preciso muito delas. Das coisas inúteis.
.............................................................................................
É possível que Violeta Parra tenha ouvido A serra do Rola Moça antes de compor seu Casamiento de negros. Uma parece ser sequência da outra e dariam um fantástico pout-porri, se Emilio Santiago ainda fosse vivo.

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...