quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Os melhores discos que ouvi em 2007(2)

2 - Ana Moura - Para Além da Saudade.


Já gostava da fadista há tempos. Encontrei-a por acaso numa resenha entusiasmada do Paulo Roberto Pires no falecido No mínimo. Arranjos simples, voz firme e emocionada.
Depois de ouvir os discos Aconteceu e Guarda-me a vida nas mãos, ambos baixados, porque no Brasil pouco se fala da moça, fiquei curioso para conhecer o novo: Para além da saudade. Fui salvo por um bom amigo que foi a Portugal e o trouxe para mim.
É essencialmente um disco de fados. Belíssimos e não necessariamente antigos. Um poema de Pessoa musicado como se tivesse nascido para a música dá título ao disco. O fado da procura de Amélia Muge é um achado. Os arranjos econômicos de guitarra, banjo e baixo e raras participações como o sax de Tim Ries (que toca com o Roling Stone) pontuam o cd, que vem acompanhado de uma gravação intimista em dvd.

É bom saber que ainda há novas e boas fadistas a ouvir, principalmente porque conheço muito poucos que gostam de fado como eu. Mariza, Cristina Santos, Kátia Guerreiro e essa muito especial Ana Moura.

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...