domingo, 3 de agosto de 2008

Conceição de Ibitipoca








Conceição do Ibitipoca é um despenhadeiro acostado em Minas, “urbanizada” para ser uma cidade de bichos grilo, semelhante à Visconde de Mauá, no sul do Estado do Rio. Aqui reina o lobo guará, embora só tenhamos visto um em papel mache, nas lojinhas de artesanato da cidade.
Chega-se depois de passar por Lima Duarte e percorrer 27 terríveis quilômetros de estrada de chão muito ruim (não, não estamos indo pra Mauá, mas é quase como se estivéssemos).
Milhares de subidas íngremes antes de chegar às cachoeiras e riachos de Ibitipoca detonaram minhas pernas cansadas. Vi a maior parte das coisas pelos olhos de Laura e Luisa.
O Hotel Alpha Ville é um típico categoria meio A no Lima Score. Os defeitos principais ficam por conta da distância entre o chalé e o café da manhã (mais uma subida íngreme) e a falta de investimento em artigos de primeira necessidade do tipo tv a cabo, telefonia e acesso à rede.
Os chalés são amplos, com dois quartos confortáveis, ambos com lareira e um banheirinho razoável . Há churrasqueira e armadores de redes, cedidas pelo hotel.
A lenha é comprada à parte, mas isso não evitou que fizéssemos uma fogueira de primeiríssima no quarto das meninas.
As meninas foram meu hotel. Laura e Luisa estavam especialmente felizes e trataram de ocupar meu tempo de admiração e afeto durante esses três dias. Conversamos muito, separados ou juntos dos amigos que vieram conosco. No final da noite, tinha sempre um tempo só pra nós. Harmonia perfeita entre pai e filhas.
Faz frio em Ibitipoca. Um vento frio bate na porta e incomoda o dia inteiro, atrapalhando um pouco a leitura na rede. Mesmo assim, aproveitei pra terminar de ler O Conto do Amor, Contardo Calligaris, um belo livro. A narrativa do autor lembra muito Cony. Houve horas em que pensei estar lendo Quase Memória, e aí não vai nenhuma crítica negativa. Lá pelas tantas, quando o autor apresenta uma carta de uma personagem do livro, tem um trecho muito estimulante:

“Há uma geração, Pinim, que perdeu o entusiasmo de viver. Eles não conseguem encontrar, nas esquinas do dia-a-dia, o punhado de aventura que é necessário para colorir a vida. Pagam qualquer preço para se envolver numa história que lhes dê a ilusão de fazer parte da História.“

A boa conversa dos amigos permeou nossa estadia. Viemos com mais dois casais de amigos e suas filhas. Enquanto escrevo essas notas, vou lembrando do churrasco de quinta-feira, da excursão íngreme de sexta, do equivocado restaurante “Toca do Lobo” à noite e das duas descobertas indefectíveis do Alexandre: um saboroso pão com lingüiça e um botequim especializado em caldos nobres de primeira linha. Alexandre tem um faro incomum pra essas descobertas, além de um senso de direção impressionante.

Trouxe alguns discos que precisava ouvir: o novo de Mariza (Terra), uma seleção de tangos de Enrique Santos Discépolo e Divenire de Ludovico Einaudi., todos maravilhosos. Estimulado por Laura, resolvi finalmente ouvir o disco de Vanessa da Mata. Acreditei realmente, depois de ouvir A força que nunca seca (dela e Chico César, gravada por Bethânia), que a moça pudesse alçar grandes vôos. O disco é na verdade, um lamentável equívoco. Tentando misturar reggae com Benjor e Ben Harper e baladas mela-cuecas, sobra pouquíssimo no saldo final.

No saldo final, Conceição do Ibitipoca foi assim um reencontro honesto de velhos amigos, uma super-aproximação com Laura e Luisa e uma boa oportunidade de hibernar e ler.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Francisco! Tenho uma tia bastante "googlezera" (risos) que foi atrás de informações sobre Ibitipoca quando comentei que ia passar o reveillon com mais 2 casais de amigos e a namorada por lá! Daí que cheguei ao seu blog! Estou indo agora, depois de 2 anos e meio que você foi e adorei o texto, achei realmente muito bem escrito, parabéns! Tenho 22 anos e sou pianista! Acho que vou levar o disco novo do Donato (Sambolero) e o Ouro Negro do Moacir Santos (e Mario Adnet), que é especial sempre!
Só quero paz nesse ano novo, a começar por lá! Sendo assim já peguei as dicas =)

Valeu mesmo!

Abraços

Gui

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...