sexta-feira, 22 de maio de 2009

Só o sabor de pepsi te mostra o que é amar

A prematura morte de Zé Rodrix aos 61 anos vai deixar uma saudade antiga, dos tempos de menino, quando eram Sá, Rodrix e Guarabyra. Agora mesmo me vêm à mente a Primeira e a Segunda canção da estrada, Mestre Jonas, Cumpadre Meu, Blue Riviera e por aí vai. Preciso revisitar esses discos, pois há muito não os ouço. E Casa no Campo, imortalizada por Elis Regina, é minha história com Odete Lima, o sítio, não a avó.

Lembro dos tempos que saíamos do sítio à noite, a pé ou de charrete, e íamos a Paraíso do Tobias para ver as meninas. Na época, fumava cigarros Benson e Hedges mentolados, porque todas as meninas fumavam, fumar era moda e beijar uma boca fumante era um troço ruim pra quem não fumava. De sorte que não me apeguei ao vício, pois nem tragar eu sabia (e não sei até hoje). E voltávamos madrugadinha, as nuvens encostando no asfalto, fazendo um algodão de céu claro pra gente passar. Eu, Alexandre, Rodrigo Siri, Carlinhos Bessa. Depois vieram o Jadim, o Nogueira, o Serrinha e foram passando por ali os amigos. No princípio, nem luz tinha. Toda vez que bebo além da conta, fumo um cigarrinho e lembro do menino de Paraíso do Tobias, perdido na fumaça do tempo. Uma fração de mim ainda mora naquela pracinha e todas as meninas que sumiram (Clai, Marilia, Geisa, Janinha, etc) ainda habitam em mim.

Depois, Zé Rodrix partiu para a carreira solo e depois sumiu até voltar de novo há pouco tempo. Continuei acompanhando Sá e Guarabyra, vi alguns shows deles no Circo Voador, no Teatro da UFF. Lembro da primeira vez que ouvi Alucinante Alice e Minha Casa, Sua Casa, canções que provavelmente ninguém conhece, mas são muito caras pra mim. E a música do comercial da pepsi feita pelo Guarabyra era uma espécie de marketing mais puro do que esse de hoje. Zé Rodrix vai, mas fica aqui nessas lembranças amenas.
...................................................
O radinho da rádio desconversa não para de se surpreender quando juntam o clarinete de Paulo Moura e o forró de Josildo de Sá. Samba da Latada é um achado, indicação triplo A!!!

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...