sexta-feira, 10 de julho de 2009

"Tiraram o lugar de debaixo de mim"

"Veio me dizer que eu desestruturo a linguagem. Eu desestruturo a linguagem? Vejamos: eu estou bem sentado num lugar. Vem uma palavra e tira o lugar debaixo de mim. Tira o lugar em que eu estava sentado. Eu não fazia nada para que uma palavra me desalojasse daquele lugar. E eu nem atrapalhava a passagem de ninguém. Ao retirar debaixo de mim o lugar, eu desaprumei. Ali só havia um grilo com sua flauta de couro. O grilo feridava o silencio. Os moradores do lugar se queixam do grilo. Veio uma palavra e retirou o grilo da flauta. Agora eu pergunto: quem desestruturou a linguagem? Fui eu ou foram as palavras? E o lugar que retiraram debaixo de mim? Não era para terem retirado a mim do lugar? Foram as palavras pois que desestruturaram a linguagem. E não eu."
Manoel de Barros


Coisas que agudizam minha depressão:

1) Sinal vermelho em estrada longa.

Entre Porto das Caixas e Magé, há uma ponte. A ponte está em obras, só passa um veículo. O energúmeno que controla o sinal não tem noção de tempo. Esperamos 43 minutos para o sinal abrir e já estávamos bem lá atrás. Ensaiei um buzinaço, soquei o teto do carro, xinguei até a quinta geração do sinaleiro. Vi passar caminhão, lambreta, charrete, trem e 43 minutos de vida!

2) Esquecer a pilha do Ipod.

Na verdade, é a bateriazinha do mantenedor do relógio do dock do Ipod, entendeu? O raio da bateria dura dois meses. Fiquei 3 dias indo ao camelódromo, comprar o troço, chegava lá esquecia. No quarto, botei a velha no bolso da camisa e fui. Meu pai vai pra roça cheio de coisa escrita no braço. É uma boa tática para não esquecer. Pois bem, comprei um conjunto de 5 de uma vez. Não é que a mulher vendeu a bateria errada?!?

3) O Fluminense perder de um ou de quatro.

Não importa, qualquer derrota é um start para o degredo. Nem sei mais se vale a pena acompanhar esses jogos!

4) A polícia da xereca da vizinha.

Essa gente que não tem o que fazer e só faz atrapalhar sua vida, acompanhar seus passos pra distorcer e contar pros outros e tirar o lugar de debaixo de você. Nem duzentos livros de auto-ajuda, nem as canções mais zens do Mundo irão aprumá-las. São malas de mal amadas, mal comidas e só se prestam a esse tipo de papel abjeto. Pode que eu sofra, pode que eu fique sozinho no Mundo, mas hei de tirá-las de debaixo de mim, ah!, se hei!

5) Comprar um disco e ficar sem o disco.

Já falei aqui, só compro disco no Cláudio, raramente na rede, geralmente os independentes que o Cláudio não tem acesso (raros). Pois bem, caí na asneira de comprar uns cds na saraiva.com.br, atraido por um desconto aceitável. Pois um dos discos veio só a capa lacrada. Ao abrir, não tinha o disco! Fiz contato com o atendimento da Saraiva em São Paulo, esperei por todos os descumprimentos da lei (atraso, falta de protocolo, sistema lento, etc, etc, etc) pra ouvir que já haviam passados mais de 7 dias da entrega e eu não tinha o direito de reclamar!!!

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...