terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cinco livros de 2009

Leite derramado, Chico Buarque - merece estar presente em todas as listas de melhores do ano, é um livro singular. Até então, só tinha lido Calabar do autor. Talvez porque tenha uma admiração enorme pelo compositor, não quis que a prosa comprometesse a melodia. Esse ano quando soube de sua ida na FLIP e do lançamento do livro, não resisti. A história começa com a música: o Velho Francisco se torna o Velho Eulálio, o personagem. Ótimo livro.

A pista de gelo, Roberto Bolaño - Esse Bolaño deu pega, ficou mais enxuto do que Os detetives selvagens e o Noturno no Chile. Foi o que mais gostei. Três personagens, dentre os quais um poeta (Bolaño sempre compõe muito bem os personagens poetas) costuram uma história de amor e morte. Imperdível.

O albatroz azul, João Ubaldo Ribeiro - esse não vi em nenhuma lista, mas na minha não poderia faltar. Escrito no dialeto de Itaparica, é uma delícia de ler.

Até o dia em que o cão morreu, Daniel Galera - Galera é um autor visceralista, gosta de mexer com emoções rasteiras. Acabei de ler e corri pra comprar Cordilheira, o mais recente. Prometido para 2010.

O animal agonizante, Philip Roth - comecei pelo filme, custei a descobrir o livro. Mais um Roth esplêndido!

Os cinco de 2008 aqui.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...