domingo, 25 de julho de 2010

Amor e guavira

na sala numa fruteira
a natureza está morta
laranjas, maçãs e pêras
bananas, figos de cera
decoram a noite torta
sob a janela do quarto
a cama dorme vazia
encaro nosso retrato
sorrindo sobre o criado
no meio da noite fria
está pingando o chuveiro
que banho mais apressado
molhado caíste fora
no espelho minh'alma chora
lá fora está tão gelado
sozinha nesta cozinha
em pé eu tomo um café
na pia a louça suja
me lembra da roupa suja
no tanque que a vida é

Itamar Assumpção


Vim de Teresópolis ouvindo Tetê Espíndola. Em 1982, assisti no Teatro Leopoldo Fróes aqui em Niterói, pelo Projeto Pixinguinha, um show com Tetê, Almir Sater e Zé Gomes. Acho que comecei a gostar dela ali. Na época, ela já tinha lançado disco pela Phonogram, inclusive o que tem Vida cigana, mas esse eu descobri depois. Primeiro veio o Pássaros na garganta, da extinta gravadora Som da gente. Esse disco foi um dos que fritou na vitrolinha nos anos 80. Dele, tirei para a minha seleção, Amor e Guavira, Cunhataiporã, Sertaneja, Longos Prazeres de amor e Sertão. Poderia ter selecionado o disco todo. Era muito doce ouvir aquela voz e craviola de Tetê. Nunca saiu em cd. Algumas faixas podem ser encontradas no cd A Arte de Tetê Espíndola.

A música que abre minha seleção saiu alguns anos depois, em 1995, num disco chamado Canção do amor, em que Tetê parecia procurar retomar a sonoridade do Pássaros na garganta. A canção se chama Saudade e tem a tristeza doída das grandes separações. É de chorar um pouco toda vez que se ouve Tetê cantar "em seus braços de novo quero me deitar/ nossa cama suada, outra vez, arrumar...".

Dois duetos com Arrigo Barnabé em Judiaria e Pô, amar é importante (do grande Hermelino Neder) não podiam faltar no disco. E Noite torta, o clássico de Itamar Assumpção, da trilogia com as Orquideas, voltou várias vezes na viagem. Ouvir Tetê me trás de volta um tempo em que viver dava gosto e tudo era mais simples.
...............................................................................

Já não chegam as vergonhas que o Barichello nos fez passar!? Agora até Felipe Massa tem que ceder o lugar!? Assim fica difícil voltar a ver corridas de fórmula 1!Foi assim que acordei esse domigo. Com Massa abrindo a porta para Alonso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudade, pai !

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...