quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ah, sim, a FLIP desse ano


Fui deixando que minha memória seletiva ceifasse os lapsos de tristeza e enfim, acho que já dá pra falar alguma coisa da FLIP desse ano.

a) Era a Flip que eu não queria ir - desde maio desse ano, com a possível desistência de Alexandre e família, eu já estava desistindo de ir à FLIP. As meninas gostam de ter companhia e fica meio sem graça quando Marcela e Lorena não vão. Afinal depois de Laura ter insistido, Alexandre repensado e a Pousada das Acácias ainda estar disponível (reservamos na penúltima hora), resolvi rever.

b) Acho que foi uma grande injustiça e erro grave de avaliação dos organizadores, que Ferreira Gullar não tivesse sido o grande homenageado. Nada contra Gilberto Freire, mas Gullar faz 80 esse ano e é o maior poeta vivo da literatura brasileira. Gullar merecia todas as homenagens. que acabaram acontecendo de alguma forma, independente dos organizadores. Quem sabe ano que vem!?

c) Um porre meio homérico na sexta de noite na Pousada das Acácias foi o que de melhor me aconteceu na FLIP. Um prosecco que o Professor tinha me dado de presente, umas bohemias pretas e umas stelinhas e aquele cenário bucólico de Parati de boa conversa e música.

d) Assisti e achei razoável a leitura integral do Alguma Poesia do Drummond, com Gullar, Antônio Cícero, Eucanaã e Chacal. Ouvir poesia é sempre bom, mesmo que os intérpretes não sejam Abujamra, Autran ou Pedro Paulo Rangel.

e) Aproveitei pra conhecer Robert Crumb. Li alguns livros dele na Livraria da Vila (principalmente o ótimo Meus problemas com as mulheres) e trouxe comigo o Gênesis. Adoro quadrinistas e ao saber que Crumb tinha influenciado Angeli, Laerte e Flávio, tratei logo de me apresentar.

f) A programação OFF foi uma comédia a parte: um show de uma dupla de roqueiros paratienses na Praia do Pontal assistidos por nós e um cachorro sarnento que insistia em dormir debaixo da nossa mesa e a descoberta de que a melhor pizza de Parati pode ser entregue na Pousada.

g) Tirando Gullar e Crumb, pouco acompanhei de mesas e literaturas. Não há de ser nada! Ano que vem eu volto!

2 comentários:

Unknown disse...

Valeu espremer. Saiu um bom caldo!
Bj

Anônimo disse...

Oi, Nélis, ler seus comentários me faz sentir mais perto do que há de melhor em mim. Coisas que só um amigo especial despertam na gente. Bj grande, Lê

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...