quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cinco discos de 2010

Da lista do Globo dos dez melhores discos de 2010, o único que eu concordaria é o de Pepita Ruiz, Efêmera. Como minha lista só tem cinco, Pepita acabou ficando de fora. E Vida da minha vida, de Zeca Pagodinho, também ficou de fora da minha lista, porque embora tenha comprado logo que saiu, ainda não ouvi.
Na verdade, escolher cinco, acabou sendo pouco pra mim. E nem foi um ano assim tão profícuo para a música, mas alguns discos se equivaleram como proposta de renovação e outros muito bem cuidados na escolha do repertório, nos arranjos e nas interpretações.

Dori Caymmi fez o disco do ano, Mundo de dentro, cheio de clássicos instantâneos e a voz única de Dori, um pouco mais suave do que a do pai e de uma franqueza dócil, que só encontra par na irmã. Dori e Paulo César Pinheiro já é uma marca do tamanho de Bosco e Blanc e Ivan e Vítor. Mundo de dentro realça ainda mais essa união.

Luiz Tatit é presença certa nessa lista sempre que lança alguma coisa. E esse Sem destino só veio ratificar essa regra. Tatit continua emocionando com sua voz pequena e sua palavra encantada.

Os versos de João da Cunha Vargas e de Jorge Luiz Borges transformados em milongas com alguma facilidade, pois pareciam que já tinham nascidos para as canções, garantiram ao Délibáb de Vitor Ramil , presença não só nessa, mas em qualquer lista de melhores do ano que se preze.

Ilana Volcov e seu Banguê entraram pela escolha singela do repertório, pela delicadeza dos arranjos e pela qualidade da intérprete. Que venham outros desse naipe!

Finalmente a escolha mais difícil foi Luisa Maíta, Lero Lero. Aí misturados nesse saco estavam Nina Becker, Pepita Ruiz, Rodrigo Maranhão, Edu Krieger, Karina Buhr e outros novos, que lançaram ótimos discos em 2010. Escolhi Lero Lero porque acho que é o que mais inova, e Luisa tem uma voz muito especial.

Vale ainda mencionar que em 2010 tivemos belos discos novos de Celso Viáfora (o ótimo Batuque de Tudo), Aaron Goldberg (Home, com Luisa de arrepiar), Áurea Martins (depontacabeça), e a volta do Grupo Rumo na Sopa de concha de Geraldo Leite. Esqueci algum? Marila depois me puxa a orelha!

Os cinco discos de 2008 aqui e os de 2009 aqui.

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...