sábado, 29 de janeiro de 2011

FLIP 2011 - walter hugo mae


"É meu interesse aludir a uma idade média, sobretudo mental. Os paralelismos podem ser todos: a ilusao contida, o sonho perante quase o conto de fadas, o aliciante e inebriante do amor, a superstiçao, o preconceito. Infelizmente, continuamos a ser muito medievais, e a tecnologia toda nao impediu e nao impedirá nunca que sejamos animais e que determinados instintos violentos venham ao de cima. Essa narrativa é uma ostentaçao consciente do horror de sermos ainda humanos de baixa categoria. Necessitamos urgentemente nos redimir do fato de provirmos doa animais, do fato de sermos, afinal animais."
valter hugo mae, trecho de entrevista.

¨o meu pai entrava em casa muito tarde, quando estávamos recolhidos à luz da fogueira, e era feito silêncio para que aliviasse o cansaço, e pedisse o que lhe aprouvesse. normalmente, tínhamos refeiçao da noite, jantar quente com vantagens sobre o desamparo da nossa condiçao social, e escutávamos as impressoes do dia, as instruçoes para o que viria, e os votos de boa noite."
valter hugo mae, trecho de o remorso de baltazar serapiao.

valter hugo mae é o primeiro autor da FLIP 2011 que tomei contato, depois de ler a entrevista no Prosa e Verso do Globo e ter ficado realmente impressionado com sua visao do Mundo. valter hugo mae só usa as minúsculas, nasceu em Angola, mas vive desde sempre em Portugal, e foi vencedor do prêmio literário José Saramago em 2007 por o remorso de baltazar serapiao, o primeiro a sair no Brasil pela editora 34. Impressionou favoravelmente ao próprio Saramago, que ao lê-lo, afirmou que às vezes tive a impressao de assistir a um novo parto da lingua portuguesa. Estou pela metade do livro, mas já dá pra dizer que está muito bem recomendado. Passado na época medieval, narra a história dos ¨sargas¨, assim chamados em referência ao nome da vaca da familia, para acentuar a condiçao social miserável que sofriam.
valter hugo mae é impiedoso quando trata do papel da mulher como mae e mulher, chegando a ser corrosivo. Tive engulhos em algumas paradas.
Impossível nao associá-lo à Guimaraes Rosa e seu mundo de Hermógenes e Riobaldo, mas o que mais achei próximo da literatura de walter, foram os escritos de Maria Alice Barroso. Separei o trecho acima, que pra mim, é um deja vu da Saga do Cavalo Indomado.
....................................................
A FLIP 2011 vai homenagear Oswald de Andrade. Eles ainda terao de me convencer de que nao se trata de mais uma lamentável equívoco.
.....................................................
27/01/11- Fluminense 3x1 Macaé. Só vi os golaços de Souza (2) e Carlinhos. Foi o suficiente.

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...