segunda-feira, 28 de março de 2011

Águas de março

Dorina, Brasileirice e Cida Moreira, A dama indigna estão dividindo o título de disco do mês. Talvez por terem trilhado caminhos opostos, é difícil compará-los. Cida faz uma revisão do que cantou ao longo desses anos, misturando Brecht, Chico Buarque, Gershwinn e naturalmente, Jovem Guarda, entre outros. De voz aguda e piano anárquico, o disco oferece belas versões de Mãe (Gal), O ciúme (Bethânia) e Back to black (Amy). Já Dorina faz um disco muito bem arranjado, de ótimos sambas e maxixes, evocando Luiz Carlos da Vila, Monarco e o onipresente Roque Ferreira. Gostei dos dois igualmente e não há como optar por um.

Aaron Neville, I know I've been changed - acho que devo meu resto de fé religiosa à Paixão e Fé do Milton, ao Salmo do Edu e Chico, à Medalha de São Jorge do Aldir, e outros cantos que nos alinham a Deus ou qualquer coisa parecida. Aaron Neville, certamente uma das vozes mais belas e diferentes que conheço, consegue acrescentar um rosário de canções para reforço de fé.

Beto Guedes ao vivo - Beto já declarou que parou de compor. Nesse DVD ele revê o lado B da carreira. Há algumas chatices e pelo menos um grande clássico: A página do relâmpago elétrico. Em todo caso, prefiro as versões originais.

Caetano Veloso, zii e zie ao vivo - Zii e zee funciona muito melhor ao vivo do que em estúdio. E foi ótima a idéia de cantar canções próprias ainda não gravadas pelo autor, como a belíssima Aquele Frevo Axé.

Cristina Branco, Não há só tangos em Paris - gosto da intérprete desde que ouvi sua versão para Alfonsina y el mar, do seu primeiro disco lançado no Brasil. esse novo preserva a vos, o bom gosto na escolha do repertório e os ótimos arranjos. Adorei Invitation au voyage.

Markinhos Moura, Mulheres e canções - já tinha esquecido do bom cantor quando vi o disco. Gostei. Markinhos dialoga com várias cantoras em bons momentos e outros razoáveis. Destaque para a participação de Amelinha n'O Coito das Araras.

Diego el Cigala, Cigala e tango - Diego fez um disco muito bom com Bebo Valdez, mas sua investida no tango deixa bastante a desejar. Esperava mais.

Johnny Alf por seus amigos - achado na minha última incursão à Livraria da Cultura em São Paulo, a caixa que homenageia Alf lançada pela Lua Music promete pelo bom gosto. Comecei por esse Johnny Alf por seus amigos. Posso ouvir Eu e a brisa milhares de vezes que vou me emocionar. Essa com Leila Pinheiro é das melhores do disco.

Lidia borda, Entre sueños - dos discos que comprei em Buenos Aires, esse foi o terceiro que coloquei no shuffle. Não conhecia a cantora. Esse Entre sueños é de primeira grandeza. Enxuto, clássico, acompanhado por duas guitarras precisas. Antológico.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...