domingo, 17 de abril de 2011

Prá São João decidir

Arrigo Barnabé fez a ponte entre Lupicínio e Tom Waits pra quem viu Senhor Brasil na TV Cultura hoje (obrigado, Marila). Há uma similar aqui. Puro Tom Waits. Está longe da interpretação original de Chico Alves, mas vale ouvir muitas vezes. Estranho ouvir o erudito Arrigo, que lançou recentemente uma Missa em memória de Itamar Assumção, cantar Lupicínio até com certa propriedade.
Sou um apaixonado pela versão do Chico Alves, que meu pai me ensinou a gostar desde que ouço música. Sempre me achei derrotado pelo vizinho nessa canção, e ao longo desses anos, de um modo ou de outro, se foram muitas Rosinhas.
Graças à outro Chico, o da Moto Discos, que lançou às próprias custas um cd contendo grandes interpretações de Francisco Alves, inclusive Pra São João decidir, a canção me acompanha há anos. Quando vim trabalhar no Rio em 97, embalava minhas madrugadas na estrada. Nunca deixei de ouvi-la.
E nem de acreditar que João possa trazer junhos melhores.
......................................
Belíssima a crônica de Cora Ronai quinta-feira, narrando a história dos meninos da Orquestra Sifônica Brasileira Jovem, que subiram ao palco do Teatro Municipal na abertura da temporada mas se recusaram a tocar em consideração aos músicos da OSB principal, afastados porque não aceitaram passar por uma avaliação controversa. Bela crônica, belo exemplo deram esses meninos.

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...