sexta-feira, 22 de julho de 2011

A nódoa no brim

Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai um sujeito.
Sai um sujeito de casa com a roupa de brim branco muito bem engomada, e na primeira esquina passa um caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma
nódoa de lama:

É a vida.

O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero.
Sei que a poesia é também orvalho.
Mas este fica para as menininhas, as estrelas alfas,
as virgens cem por cento e as amadas que
envelheceram sem maldade.

Manuel Bandeira


Tenho lido muito pouco. Basicamente jornais e revistas. Na Barca da manhã leio O Globo: Esportes, Segundo Caderno, Manchetes, nessa ordem. Eventualmente um miolo. Arthur Dapieve é um dos poucos cronistas que me faz modificar a ordem dos cadernos. Hoje ele dedica sua crônica à Ernesto Nazareth. Por mais válido que seja alocar num jornal de distribuição de massa como O Globo, uma crônica sobre Ernesto Nazareth, nota-se que o cronista conhece pouco do compositor. Ernesto é muito mais do que uma jam com Arnaldo Cohen. Pra conhecer, tem que ouvir muitas vezes. Até ficar grudado no ouvido interno. Mas valeu ainda assim.
Arthur tem essas crônicas extemporâneas. Fez, em outros tempos, uma dos textos mais bonitos que já li sobre Eugênio Avelino (Xangai). Foi quando ele estava lançando o primeiro disco com o Quinteto da Paraíba. Marila ainda há de tê-la.
.......................................
Vou precisar de ver um show da Aline Calixto pra gostar mais dela. A impressão que tenho quando ouço a cantora é de que está tudo muito limpinho e arejado. Já tinha sido assim em Aline Calixto, o primeiro, e agora em Flor Morena. Faltam umas cores mais densas na interpretação de Aline. Talvez ao vivo.
........................................
Canso de me repetir, viajar com Nélis é sempre muito bom. Ela facilita a vida pra mim.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...