quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O acalanto das nonas


"Sei de um rio
Em que as únicas estrelas nele sempre debruçadas
São as luzes da cidade."

Conheci o Duofel, dos violões de Luiz Bueno e Fernando Melo, da belíssima gravação de Linda flor de Tetê Espíndola, que saiu num LP de duas faixas, que não consta na discografia oficial da cantora (será que sonhei com esse disco?).
Mais tarde, fui ao Festival de Jazz de Ouro Preto em 2007, e um dos shows que mais gostei foi o deles. Essa foto é de lá. Fiquei fascinado por uma canção do Baden Powel que nunca tinha ouvido, o Acalanto das nonas. Procurei desesperadamente, primeiro nos discos do duo, depois nos discos de Baden, até encontrá-la perdida no obscuro Melancolie, que Baden gravou em 1976 na França. Pode ser ouvido  em http://www.youtube.com/watch?v=jle30KvF3js.
Seis anos depois, já tendo quase desistido da música, encontro na sessão de jazz e clássicos da Livraria Cultura no Conjunto Paulistano, o disco Pulsando MPB do duo. A canção está lá, não tão bonita quanto na versão ao vivo que ficou na memória, mas ainda irresistível.
As músicas que mais voltaram no Itreco essa semana foram esse acalanto e o fado Sei de um rio. de Pedro Homem de Melo e Alan Quilman que já tinha me emocionado bastante com Suzana Travassos e Chico Saraiva e agora igualmente em um disco que descobri no Arlequim e comprei por acaso: Canções portuguesas do grupo Espelhos.
.....................................................
Queria que esse texto fosse só acalanto e rios, mas infelizmente ainda existem as companhias aéreas e os aeroportos. Segui para São Paulo no vôo 6009 da Avianca, que atrasou cerca de 1 hora  num Santos Dumont com ar condicionado danificado e a sensação térmica de 48º. Cheguei cansado com a camisa molhada de suor, passei no hotel pra tomar um banho e ficar minimamente confortável para trabalhar  o resto do dia. Têm sido assim minhas idas a São Paulo. Sempre acompanhadas de alguma emoção ou várias..
........................................................
Pra compensar um pouco o desastre aéreo, de noite fui jantar com Moacyr no Rufino O Rufino tem o melhor peixe oceânico que já comi.O peixe e a boa conversa valeram pelo resto do dia quente.


Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...