quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Canto latino

Os discos de Mercedes Sosa foram remasterizados decentemente pela Universal e relançados em embalagens simples. Não no Brasil. Aqui só se remasteriza em edições de luxo, caixas, etc. E falta muita coisa. O primeiro do Elomar, por exemplo,  já não ouço há muitos anos, pois a versão disponibilizada é completamente apagada.
Voltando a Mercedes, comprei alguns em Buenos Aires há tempos, mas não tinha encontrado um em especial: o disco ao vivo que ela gravou quando voltou do exílio (en Argentina). Quando escrevi sobre discos ao vivo (aqui), esqueci desse. Ensinou me muito do canto latino. Já tinha comprado uma versão ruim na falecida Modern sound, mas além do som abafado cortaram a belíssima versão do El cosechero, com Mercedes e Antonio Tarrago Rós. A nova versão saiu completa e com som próximo do ótimo. Comprei no Arlequim, mas só agora tive tempo de digitalizar o disco e hoje chorei de novo quando ouvi Maria Va (pode ser ouvido em outra interpretação aqui).Virei um chorão depois de velho. É quando você percebe que há menos a descobrir e mais a recordar.
Estou em São Paulo, você já deve saber. Hoje na viagem - também está virando um costume besta - li os globos e vejas em atraso. Apesar de já ter declinado da assinatura da Veja, eles continuam mandando a revista. Soube da morte de Simon Diaz. Também ensinou me muito do canto latino. Gosto dum bolero lindo chamado Luna de margarita (bem Altemar Dutra!)e a versão de Mônica Salmaso para a Tonada de la luna lena.
Os latinos são espertos em me regatar do chão. Quando penso neles, abre-se um leque de Silvio, Pablo, Chavela, Sabina, e já saio dali acreditando em dias melhores.
.............................................................................................
Na minha relação de discos ao vivo, esqueci também do Pescador de Pérolas, do Ney. Imprescindível! Saiu, pra variar, encaixotado.
.............................................................................................
Ironia besta, Paco de Lucia morre justo quando surgem essas notas sobre o canto latino. O álbum duplo (2lps) A arte de Paco de Lucia rodou muito na vitrolinha Philips. E nunca ouvi um Aranjuez mais bonito do que o dele. Tive chance de vê-lo recentemente no Municipal, mas ficou na vontade.

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...