sexta-feira, 14 de março de 2014

Em paz com meus fados

"Não tenho mais nada. A rigor, talvez nunca tenha tido realmente alguma coisa. Um sofá-cama forrado de novo, algumas recordações desagradáveis - e as calçadas, as calçadas da minha rua, da minha cidade. do meu mundo."

Cony, Matéria de Memória

No carnaval, cuidei do filho e ouvi fados. Enquanto o mundo se rachava, lá em casa se ouvia Pedro Moutinho, Carlos do Carmo e Raquel Tavares. Abri uma única exceção para o excepcional Enredo, disco em que Martinho da Vila repassa seus sambas de enredo, mas ouvi muito pouco. E ouvi um pouco também Clara Nunes trazida de volta por Fabiana Cozza.
Meu pai era apaixonado por Clara Nunes. Tínhamos todos os long plays dela lá em casa. Devo à Clara (e ao meu pai, naturalmente) minha paixão por Antônio Maria e Dolores Duran. Decorei todas as falas e canções do Brasileiro Profissão Esperança. Até hoje recito o Canto Negro de José Régio, possivelmente melhor do que Maria Bethânia.
Acho que Fabiana Cozza é a minha Clara Nunes. Volto a ela, porque perdi seu show no Rival. Um monte de cansaço acabou me deixando em casa.
.....................................................................
Voltei a trabalhar e ouvir música ao mesmo tempo, o que não deixa de ser uma ótima notícia. O tempo e a irritabilidade tinham detonado minha capacidade de fazer as duas coisas, mas agora parece ter melhorado. Hoje ouvi o ótimo disco de Gustavo Galo, Asa. Bom, não é bem um disco, pelo menos nunca vi em loja, mas pode ser baixado gratuitamente no sítio do cantor (aqui). Tinha lido uma ótima resenha no Globo e hoje confirmei tudo que li.
........................................................................
Estou lendo Matéria de Memória, escrito por Carlos Heitor Cony em 1962. Tem quase a minha idade. Comecei a ler Cony quando ele lançou Quase memória. Achei que já tinha esgotado sua obra naquela época. Felizmente restou algum.

Nenhum comentário:

Triste cuíca

Aceitar o castigo imerecido Não por faqueza, mas por altivez No tormento mais fundo, o teu gemido Trocar um grito de ódio a quem o fez As de...