quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Desmemórias

"Veio me dizer que eu desestruturo a linguagem. Eu desestruturo a linguagem? Vejamos: eu estou bem sentado num lugar. Vem uma palavra e tira o lugar debaixo de mim. Tira o lugar em que eu estava sentado. Eu não fazia nada para que uma palavra me desalojasse daquele lugar. E eu nem atrapalhava a passagem de ninguém. Ao retirar debaixo de mim o lugar, eu desaprumei. Ali só havia um grilo com sua flauta de couro. O grilo feridava o silencio. Os moradores do lugar se queixam do grilo. Veio uma palavra e retirou o grilo da flauta. Agora eu pergunto: quem desestruturou a linguagem? Fui eu ou foram as palavras? E o lugar que retiraram debaixo de mim? Não era para terem retirado a mim do lugar? Foram as palavras pois que desestruturaram a linguagem. E não eu."

Manoel de Barros

Pelejei a noite toda pra lembrar do nome do ator que interpreta Nuck Thompson em Boardwalk Empire. De madrugada, dei uma googlada e estava lá tão óbvio: o mesmo Steve Busceni das cinco temporadas encerradas esse ano. Esses remédios para insônia estão antecipando meu alzheimer em muitos anos. Aprendi com Steve ontem em São Paulo que "estamos velhos, mas estamos vivos". Enquanto gira o Mundo bizarro.
São Paulo é um oásis nessa época do ano. Só de não precisar ligar o ar de noite no hotel, já renova minhas esperanças com a humanidade.
A foto da semana do Globo era de uma menininha de 5 anos tomando banho na água lamacenta do centro do Rio. Não vi a foto, mas li a crônica de Zuenir Ventura: mesmo que ver a foto com a nítida perfeição. Os olhos secos marejaram de novo.
Já não consigo mais misturar Miracema com minha família atual. Quando vou com eles, me confundo todo. Tento agradar e ao mesmo tempo aproveitar do menino que fui. A paga é sempre dormir mal. Dormi muito mal esses dias.
E no entanto, Lucas já parece um menininho miracemense. Se esbalda na piscininha, já anda com desenvoltura pela casa, já come o macarrão da Diô, já se diverte com os picolés e os bodes da cidade.  
A programação foi a mesma de sempre: Sabor e Arte na sexta, Bunda de Fora no sábado, pizza no domingo. Não há muito mais o que fazer na cidade. 
Cardisplicente como Maria, dei férias ao alface e ao tomate, mas preciso urgentemente que voltem.

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...