segunda-feira, 29 de julho de 2019

Nossa canção guarda canções diversas


"E pra não dizer depois 
Quando a febre for mais alta
Que esse amor não deu pra dois
Mas vontade é o que não falta
O destino é que compôs 
Esse drama de ribalta
No seu rosto pó de arroz
No meu peito, a  cruz de malta."

Romildo/Sérgio Fonseca


Imagine uma seleção que começa com Lisa Ekdahl (Nature boy), segue com Bebo e Chucho (La comparsa), passa por Ildo Lobo (Cusas do Coraçon), viaja pelo boulevard dos sonhos rotos (Maria Jimenes) e chega em três canções do clássico Indivisível de Wisnik, incluindo aí a Canção Necessária. Estamos ouvindo a vigésima terceira canção de afeto. Mais uma vez dá vontade de contar a história de como cada uma entrou na minha vida e fez morada
Que a canção necessária (com Guinga) faz par com a canção desnecessária (com Mauro Aguiar) e que Mônica Salmaso já havia prometido gravar as duas em sequência e aguardo atento pela gravação.
Que Zizi Possi gravou um EP com 4 mornas, incluindo Cusas di Corazon, trazendo Ildo Lobo para um português mais nosso, e me questiono todo dia por que Zizi não continua a cantar em projetos como esse.
Que o boulevard conta a história de Chavela, Diego e Frida e contém os versos: "quiem supiera reir, como llora Chavela".
................................................................

Nessa semana paulista fui privado das canções de afeto e estou sindrômico e abstinente delas.



Entre ser sponsor de um congresso tenso e atravessar os últimos dias da semana com a família entre museus, restaurantes e shoppings, deixei de ouvir meus fados, e só agora, a bordo desse boeing de volta para o Rio, experimento a 23ª..
Enquanto os pianos de La Comparsa emolduram a viagem, meu corpo, meu gesto, meu semblante vão se entregando às canções. Quem viu a antológica cena para dois pianos em Calle 54, há de entender essa submissão.

E já me coçam os ouvidos por descobrir que há dois discos do Bonga inauditos (Recados de fora e Bairro), Deixei passar uma versão definitiva de Sodade, meu bem, sodade. O canto malemolente do angolano agora domina as paradas da Desconversa FM, a rádio de um ouvinte só..

Congresso é trabalho duro e estar com meus filhos é alguma coisa de mágico. Mas o tempo distante das canções me deixa envelhecido e confuso.

Nenhum comentário:

Travado

"Diferente o samba fica Sem ter a triste cuíca que gemia como um boi A Zizica está sorrindo Esconderam o Laurindo Mas não se sabe onde ...