domingo, 13 de dezembro de 2009

As cinco canções que mais ouvi em 2009

Ronca o besouro na fulô- maxixe de João Pernambuco e Stefania de Macedo - gravado originalmente por Stefania de Macedo em fevereiro de 1930 (infelizmente não conheço a gravação original), apareceu clássica em Leandro Carvalho - João Pernambuco, o poeta do violão e no Samba de São João de Geraldo Maia, já exaustivamente citado aqui. É um maxixe que surpreende pela letra irônica e andamento idem. Dá um prazer nostálgico ouvi-la centenas de vezes.

Bafo de onça - Mais um maxixe de 1896 de Zequinha de Abreu, apresentado esse ano pelo Quatro a Zero (Porta Aberta), num arranjo eletro-acústico que amplia as possibilidades do maxixe. Zequinha certamente teria aprovado.

Sonho de Caramujo - João Bosco e Aldir Blanc reataram a parceria com esse samba de 2009 mesmo. Cresceu com o disco e nunca mais parou de tocar.

Beleza - de Rodrigo Campos e Luisa Maita, 2009, gravado no disco de Mariana Aydar, Peixes pássaros pessoas com ela e Mayra Andrade. A música é altamente libidinosa Novas composições, novos intérpretes, a música vai se renovando.

Moneda de cobre - um tango de 1942 de Carlos Vivan e Horácio Sanguinetti. Conheci com a Fervor de Buenos Aires, uma orquestra efêmera que só lançou um disco. Essa moneda representa meus abismos, tão necessários aos amantes das grandes canções.
...............................................................
Aqui as cinco canções de 2008.
................................................................
Valeu, Renatinha, maravilha! Esse seu abraço de cinco minutos conversa mais comigo que qualquer palavrório.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...