domingo, 27 de dezembro de 2009

Cinco filmes de 2009


Café dos maestros - poucos são os filmes que me fazem sair de casa hoje em dia. Como Niterói só passa blockbuster, a maioria eu espero sair em DVD. Não esse! Fui ao Estação Botafogo cheio de espectativas. Nenhuma delas foi traida. Ao contrário, aprendi a gostar de novos velhos tangos. Passei o ano ouvindo Mariano Mores e tentando descobrir a linha que une o tango Taquito Militar ao frevo Vassourinhas. Belo aprendizado. Buenos Aires ficou muito mais próxima.

Gran torino - Clint Eastwood fez o filme do ano. Direção e atuação impecáveis. Comecei a gostar de cinema muito menino, indo ao Cine XV de Miracema com meu pai. Esse filme trouxe de volta um pouco daquele tempo. Logo que saiu em DVD, comprei para ele.

Conversas com meu jardineiro - um belo filme sobre amizade, companheirismo e revisão de conceitos.

Só 10% é mentira - um filme sobre Manoel de Barros já merece muitos prêmios só pela tentativa de trazer para as grandes platéias, nosso maior poeta vivo. Mas o documentário não se presta só a isso, e fornece uma biografia recheada de momentos emocionantes (Fausto Wolff sublime!) com o poeta e seus admiradores.

Fatal (O animal agonizante) - além de ser baseado num livro de Philip Roth, contou com atuações excepcionais de Penelope Cruz e Ben Kingsley.

Vale mencionar, nesse ano de ótimos filmes, que me agradou muito ver Nelson Freire, o documentário e Valsa com Bashir. Nenhum dos dois surpreenderia se também, fizesse parte dessa lista.
............................................
Os cinco filmes de 2008 aqui.

Nenhum comentário:

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...