terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cinco canções de 2010


Deixo essa lista por último, porque habitualmente é a que mais me agrada escrever. Não farei a lista dos cinco livros, porque li muito pouco em 2010. Qualquer um que esteja na lateral direita do blog poderia estar listado, mas daria um destaque absoluto para Em alguma parte alguma, o inédito de Gullar.

Primeiramente, é preciso esclarecer que essa lista não é feita necessariamente de canções compostas em 2010. São canções recentes (de 2010 ou próximas) que mais tocaram na rádio Desconversa FM, que voltaram mais vezes no meu cansado Ipod shuffle, companheiro das Barcas e dos ônibus em Niterói.

Quatro cabeças, de Gabriel Moura, Maurício Baía e Rogê - se há um sopro de renovação na música brasileira, deve passar naturalmente pelo 4 violonistas do grupo 4 Cabeça, que fizeram um belo disco em 2010, impossível de encontrar nas lojas ou na rede. A música que apresenta o grupo é um achado.

O papa, o cão e a alfama, de Luiz Gabriel Lopes - compositor mineiro, radicado em Portugal, também gravou um disco que não se acha em lugar algum. Essa canção é uma mistura de fado com flamenco com rítmos brasileiros, muito sofisticada e de uma letra estranhíssima.

Quatro Horizontes, de Lenine e Pedro Luiz - esse choro lançado inicialmente por Pedro Luiz e depois no disco de trilhas do Lenine (Lenine.doc) é uma pequena obra prima, um casamento perfeito entre letra e melodia, de uma brasilidade escarrada.

Contenda de Guinga e Thiago Amud - ignorei a canção no disco do Guinga e só bateu quando ele a cantou no CCBB. É Aldir Blanc pura.O disco de Thiago também é de garimpar muito pra achar.

Porque nós de Luiz Tatit e Marcelo Jeneci - Marcelo Jeneci lançou um bom disco no final de 2010, embora eu preferisse que ele namorasse mais com a sanfona do que com a jovem guarda. Essa canção eu conheci primeiro e numa versão mais bonita, no disco do Tatit (Sem destino). Parece o canto de uma geração inteira.

As cinco canções de 2009 e 2008 aqui.

2 comentários:

Gabriel disse...

Francisco,
vc acha o cd do 4 Cabeça no www.bolachadiscos.com.br

tem twitter tb: @4cabeca

Francisco Lima disse...

Obrigado, vou procurar.

Francisco

Onde comer bem no Centro do Rio

O tempo tem mostrado que comer no Centro do Rio é tarefa cada vez mais complicada. Ando limitado aos restaurantes antigos que como há mais d...